Fechar
GP1

Economia e Negócios

Piauí registrou mais de 15 mil novas empresas abertas em 4 meses, aponta Jucepi

Esse número representa 49,97% do total registrado em 2024, quando foram formalizadas 30.359 empresas.

O Piauí atingiu, em apenas quatro meses, o equivalente à metade do número total de empresas abertas em todo o ano passado. A Junta Comercial do Piauí (Jucepi) contabilizou 15.172 novas inscrições no primeiro quadrimestre, o que representa 49,97% do total registrado em 2024, quando foram formalizadas 30.359 empresas.

O desempenho é comemorado e, em parte, atribuído à desburocratização e à digitalização dos serviços. Devido ao avanço tecnológico, neste ano o órgão conseguiu reduzir para 16 minutos o tempo médio de abertura de uma empresa.

“A facilidade que um empresário tem dentro desse ambiente, que é muito célere e torna muito fácil constituir uma nova empresa ou acessar qualquer outro serviço, é um diferencial”, considerou a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

Comércio varejista e atacadista, hotelaria e prestação de serviços estão entre os setores que mais registram procura por formalização. A presidente da Jucepi também observa uma elevação no porte econômico das empresas que estão se instalando no estado.

Alzenir Porto acredita que essa mudança de perfil está relacionada à atração de investidores internacionais, que passaram a enxergar oportunidades no Piauí após as viagens de divulgação dos potenciais do estado realizadas pelo governador Rafael Fonteles.

“As empresas que estão vindo têm um porte bem maior do que aquelas às quais estávamos acostumados. Não resta dúvida de que os atrativos apresentados pelo nosso governador, tanto dentro quanto fora do país, são fatores preponderantes para essa nova realidade”, acrescenta Alzenir.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.