Fechar
GP1

Eleições 2018

Entenda a diferença entre voto nulo e branco nas eleições no Brasil

Os votos brancos e nulos são desconsiderados para o cálculo eleitoral e contabilizados apenas para a estatística.

As eleições 2018 irão ocorrer neste domingo (07) e os eleitores que não se sentem representados pelos candidatos acabam por optar em votar em branco ou nulo. Mas afinal, qual é a diferença entre os votos?

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no voto nulo o eleitor se manifesta contra todos os candidatos. O eleitor então digita um número de candidato inexistente, como “00” e depois pressiona a tecla “confirma”.

O voto branco se refere a falta de preferência do eleitor em relação aos candidatos. Para votar em branco, o eleitor pressiona a tecla “branco” e, em seguida, a tecla “confirma”. Antigamente, o voto branco era contabilizado e dado para o candidato vencedor, onde o eleitor se mostrava satisfeito com quem vencesse, no entanto, os votos brancos não são válidos.

Atualmente, é considerado apenas os votos nominais e os de legenda para os cálculos eleitorais. Então, os votos brancos e nulos são desconsiderados e contabilizados apenas para a estatística. Além disso, se a maioria dos votos forem nulos e brancos, não é possível cancelar uma eleição.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.