Fechar
GP1

Eleições 2018

Progressistas passa a ter segunda maior bancada na Câmara Federal

Em fevereiro de 2015, o Progressistas contava com 38 deputados e agora passa a ter 54.

Após o fechamento da janela partidária, o Progressitas, partido do senador Ciro Nogueira, passou a ter o segundo maior número de deputados federais, ultrapassando o PSDB e MDB, ficando atrás apenas do PT. Ele recebeu 16 novos deputados federais.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Ciro NogueiraCiro Nogueira

Em fevereiro de 2015, o Progressistas contava com 38 deputados e agora passa a ter 54. Segundo O Globo, um dos principais argumentos para esse aumento foi uma generosa partilha da verba do fundo partidário que, com a proibição de arrecadar doações na iniciativa privada, tornou-se essencial para muitos candidatos.

O partido integrou a base aliada do governo Dilma Rousseff e depois apoiou o impeachment, fechando aliança com o presidente Michel Temer. Ele é um dos mais poderosos integrantes do “centrão”.

A legislação permitiu que deputados trocassem de partido sem perder o mandato até o último sábado (07). No momento, o número de deputados que trocaram de sigla chega a 70.

PT

Mesmo mantendo a liderança no número de deputados federais, o PT perdeu 12 parlamentares. A sigla iniciou a legislatura com 69 membros e hoje está com 57. A maior parte buscou abrigo em legendas mais alinhadas à esquerda, com menor ou nenhum envolvimento com os escândalos de corrupção, que abalaram a agremiação e levaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à prisão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.