Fechar
GP1

Eleições 2018

Desembargador Sebastião Ribeiro vai assumir presidência do TRE-PI

"Eu sou o vice e substituto eventual do presidente. No dia seguinte à diplomação ele retorna automaticamente para a presidência”, explicou o desembargador Sebastião Martins.

Com a determinação do afastamento do desembargador Paes Landim, da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), pelo corregedor geral da Justiça Eleitoral, o ministro Jorge Mussi, o vice-presidente Sebastião Ribeiro Martins assumirá o cargo provisoriamente.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Francisco Antônio Paes Landim Filho e Sebastião Ribeiro MartinsFrancisco Antônio Paes Landim Filho e Sebastião Ribeiro Martins

Segundo a decisão desta quarta-feira (29), o afastamento de Paes Landim se dará até a diplomação dos candidatos eleitos em outubro no Piauí. “O desembargador Paes Landim continua como presidente do tribunal, ele está afastado provisoriamente até a diplomação, segundo a decisão do ministro. Eu sou o vice e substituto eventual do presidente. No dia seguinte à diplomação ele retorna automaticamente para a presidência”, explicou o desembargador Sebastião Martins.

Ainda de acordo com o magistrado, o TRE já foi notificado da decisão: “Me parece que o tribunal já foi comunicado, mas como hoje não vai ter sessão, amanhã de manhã nós teremos sessão, então eu vou tomar ciência da decisão oficialmente e assumo [a presidência]”, afirmou.

Entenda o caso

O ministro Jorge Mussi julgou procedente a reclamação feita pelo Ministério Público Eleitoral que apontou o impedimento absoluto do desembargador Paes Lansim para continuar atuando como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí durante o período eleitoral até a diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2018, haja vista a relação de parentesco consanguíneo colateral de segundo grau com o deputado federal e candidato à reeleição José Francisco Paes Landim, seu irmão.

Após o período, a vedação ocorrerá somente para os eventuais feitos decorrentes de processo eleitoral que envolvam diretamente o seu irmão, o deputado federal José Francisco Paes Landim.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Corregedor afasta desembargador Paes Landim da presidência do TRE

TRE questiona ao TSE sobre afastamento de Paes Landim da presidência

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.