Fechar
GP1

Eleições 2020

Piauí apresenta grande número de inscrições para mesários voluntários

Cerca de 7.500 pessoas já se inscreveram até o início de setembro.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) registrou que até o início do mês de setembro a plataforma online de inscrições para mesários voluntários nas eleições 2020 possuía cerca de 7.500 inscritos. Os dados são considerados altos mesmo com as medidas impostas pela pandemia da Covid-19.

De acordo com Hugo Leonardo Ferreira Leite, representante do Grupo de Trabalho Mesários (GT - Mesários) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Piauí e Chefe da Seção de Orientação às Zonas Eleitorais, Inspeção e Correição do TRE-PI, o número representa quase o dobro de inscritos em 2018, quando o Piauí registrou um total de 4.091 pessoas interessadas em atuar nas eleições.

“Em 2020, comemoramos a expressiva marca de 7.500 mesários voluntários. Isso corresponde a quase o dobro do que tivemos em todo o ano de 2018. Por isso, o TRE-PI agradece a participação de todos, deseja uma boa eleição e lembra: até o dia 16 de setembro (os interessados) podem se voluntariar nessa mesma plataforma (site do TRE-PI ou aplicativo e-Título)”, afirmou.

Benefícios de ser mesário

Os mesários voluntários recebem auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições. O mesário também tem direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos oferecidos pela Justiça Eleitoral, e trabalhando na função a que for designado no dia da votação. No Piauí, o voluntário recebe isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais e pode utilizar o tempo de serviço como crédito em curso de extensão se for aluno da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ou Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.