Fechar
GP1

Eleições 2022

Vamos manter a ordem nestas eleições, diz coronel Rubens Pereira

Em entrevista ao GP1, o secretário de Segurança pediu consciência dos eleitores para evitar conflitos.

Mais de 2,5 milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo, 2 de outubro, para escolherem seus novos representantes no poder executivo e no parlamento. Considerando a grande polarização instaurada em todo o país, as forças de segurança nos estados devem reforçar o aparato para garantir a fluidez do pleito nas zonas eleitorais. O GP1 conversou com o secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira, que pediu consciência por parte dos cidadãos, para que não haja conflitos de qualquer ordem nas seções eleitorais espalhadas pelo estado.

Nas palavras do secretário, é evidente o acirramento instalado no Brasil por conta da disputa eleitoral, contudo, segundo ele, é preciso que o espírito democrático supere as divergências políticas.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Rubens Pereira
Coronel Rubens Pereira

“Esse acirramento vem, mas tem que vir acompanhado do espírito de cidadania, da democracia. Em um jogo de futebol, onde tem rivalidade, isso ocorre muito, o que não pode é fazer dessa disputa uma guerra, uma batalha, é isso que nós queremos, essa conscientização dos eleitores em relação a isso”, declarou Rubens Pereira.

Ainda de acordo com Rubens Pereira, a Secretaria de Segurança Pública está preparada para manter a ordem pública neste domingo. “Estamos prontos para restabelecer e manter a ordem pública. Para aqueles que tiverem praticado atos ilegais ou desordem nós fizemos todo um esquema de segurança, e aqui devo esclarecer também que não é só a Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, mas também as forças federais que atuam no Piauí, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, inclusive as Guardas Municipais. Todo o esquema está montado para garantir a liberdade, essa grande festa democrática, e reduzir em razão desse acirramento os conflitos, que nós não esperamos que aconteça”, ressaltou o coronel.

Efetivo de policiais

O secretário de Segurança informou que mais de 5 mil policiais militares estarão voltados para garantir o perfeito andamento das eleições nos 224 municípios piauienses. Esse efetivo será dividido entre o policiamento nas ruas e nos locais de votação.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Policiais militares
Policiais militares

“Da Polícia Militar, que é a responsável pelo policiamento ostensivo, serão envolvidos 5.282 policiais, só no interior são 4.423. Na verdade, são 302 em locais de votação na Capital e 3.037 no interior, ou seja, são mais de 3.300 policiais em locais de votação em todo o estado. A missão da segurança pública é garantir a ordem nos locais de votação e também cuidar do policiamento ostensivo normal, para evitar a ocorrência de crimes eleitorais e crimes do dia-a-dia que podem ocorrer”, finalizou Rubens Pereira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.