Fechar
GP1

Eleições 2022

Mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo

A votação ocorre das 8h às 17h, no horário de Brasília, em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Neste domingo (02), cinco cargos estão em disputa: deputado federal, estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República e de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar e mais de 27,9 mil candidatos vão disputar cadeiras nas eleições proporcionais no Brasil.

De todos os candidatos, cerca de 10,6 mil concorrem ao cargo de deputado federal, 16,7 mil disputam uma vaga de deputado estadual e 610 querem uma vaga no Parlamento distrital. Os candidatos das eleições majoritárias são 1.285, segundo dados do TSE. No total, somando o pleito proporcional e majoritário, são cerca de 29,3 mil.

A votação ocorre das 8h às 17h, de acordo com o horário de Brasília nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. As seções eleitorais estão distribuídas em 5.570 cidades e 181 locais no exterior.

Pelo sistema majoritário - no qual ganha aquele que recebe mais votos - serão escolhidos 27 governadores, 27 senadores e um presidente da República. Se nenhum dos candidatos atingir mais de 50% dos votos válidos, os dois mais votados na primeira etapa disputam o segundo turno das eleições.

No sistema proporcional, serão eleitos 513 deputados federais para a Câmara dos Deputados, além de deputados estaduais e distritais para as 26 assembleias legislativas dos estados e a Câmara Legislativa do Distrito Federal. Para saber o nome dos que vão ocupar as vagas, a conta muda, pois será preciso aplicar os “quociente eleitoral e o quociente partidário”.

O quociente eleitoral é feito pela soma do número de votos válidos (votos de legenda e votos nominais, excluindo-se os brancos e os nulos), dividida pelo número de cadeiras em disputa. Apenas partidos isolados que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga. Na prática, para saber quem foi eleito, é necessário, primeiramente, ter o resultado de quais foram os partidos políticos vitoriosos para, depois, dentro de cada sigla que obteve um número mínimo de votos, verificar quais foram as candidatas e candidatos mais votados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.