Fechar
GP1

Eleições 2022

Jornal O Globo ‘elege’ Lula presidente e Haddad governador

Após os dois erros, O Globo destacou os dados apareceram no jornal após um teste no sistema.

O jornal O Globo publicou erroneamente, nesta quinta-feira (27), dois infográficos sobre o segundo turno da eleição presidencial, que davam a vitória para Lula (PT) com 68,4 milhões de votos (51%), contra 65,2 (48,8%) milhões do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além do erro na corrida pelo Palácio do Planalto, o Globo também errou na eleição para governador de São Paulo e da mesma forma, deu a vitória para o PT, onde o ex-prefeito Fernando Haddad fica com 16,7 milhões de votos (56,7%), enquanto o ex-ministro Tarcísio de Freitas teve 12,8 milhões (43,2%).

Foto: Reprodução/Redes SociaisErro do jornal o Globo sobre o segundo turno das eleições
Erro do jornal o Globo sobre o segundo turno das eleições

Após os dois erros, o jornal se pronunciou e destacou que “Os dados apresentados não são reais, obviamente, uma vez que as eleições só ocorrem no próximo domingo, mas, sim, fruto de um teste”, informou a publicação, em uma nota em seu site.

O jornal ainda destacou que “O Globo, assim como fazem diversos veículos de comunicação, realizou testes em seu ambiente de apuração como faz em todas as eleições com dados hipotéticos” e “Não houve captação de qualquer informação da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral, como se disse nas redes”.

Já nas mais recentes pesquisas eleitorais divulgadas pela Globo, mostram Lula e Bolsonaro em empate técnico no segundo turno e possível vitória de Tarcísio no Estado de São Paulo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.