Fechar
GP1

Eleições 2022

Eleições 2022: 156 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo

Além da votação para eleger o presidente do Brasil, doze estados vão eleger seus governadores.

O segundo turno da eleição presidencial de 2022 ocorre neste domingo, dia 30 de outubro, e conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 156.454.11 (cento e cinquenta e seis milhões, quatrocentos e cinquenta e quatro mil e onze) brasileiros aptos a votar e escolher o presidente da República do Brasil, na disputa entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além da eleição presidencial, brasileiros em doze estados vão eleger seus governadores. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe.

Foto: Alef Leão/GP1Urna eletrônica
Urna eletrônica

Eleição no Piauí

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, são 2.573.810 (dois milhões, quinhentos e setenta e três mil e oitocentos e dez) de eleitores piauienses que estão aptos a votar. O horário de votação nos municípios piauienses, bem como em todo o país, seguirá o horário oficial de Brasília, das 8h às 17h.

Maiores colégios eleitorais do país

O estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral brasileiro, com 22,16% dos eleitores do país. Isso significa que, a cada cinco votantes, um reside em São Paulo. Em seguida, aparece Minas Gerais como o segundo maior colégio eleitoral, com 10,41%. Em terceiro, estado do Rio de Janeiro, com 8,2%. Ou seja, a região Sudeste do Brasil concentra ao todo 42,64% do eleitorado nacional.

Eleições suplementares

Ainda neste domingo, eleitores de oito municípios vão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares. O pleito municipal ocorrerá nas seguintes cidades: Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.