Fechar
GP1

Eleições 2022

Bolsonaro diz que vai questionar WhatsApp sobre acordo com TSE

App cplaneja comunidades com milhares de pessoas, mas só deve adotar recurso no Brasil após eleições.

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado, 16, que vai exigir explicações do WhatsApp a respeito do acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que evita a instalação de novas funcionalidades na plataforma antes das eleições de outubro. “Vou buscar o CEO do WhatsApp essa semana e quero ver que acordo é esse”, afirmou, em entrevista à CNN.

Uma das principais novidades da plataforma para os próximos meses é o recurso de “comunidades”, que vai permitir a criação de grupos com milhares de pessoas dentro do aplicativo. No entanto, no acordo firmado com a Corte eleitoral, o WhatsApp se comprometeu a aguardar o fim do segundo turno das eleições para lançar o novo recurso, com o objetivo de conter a disseminação de notícias falsas. O aplicativo de mensagens foi considerado um dos principais vetores de desinformação na eleição de 2018 e vem tomando medidas para reduzir o impacto.

Bolsonaro afirmou que já conversou com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que deve entrar em contato com o representante do WhatsApp no Brasil para questionar a decisão. “Se ele (WhatsApp) pode fazer um acordo com o TSE, pode fazer comigo também, por que não?”, disse.

O presidente já havia criticado na sexta-feira, 15, o acordo que, para ele, seria “inaceitável” e “inadmissível”. Procurados ontem, o TSE e o WhatsApp não se manifestaram sobre as críticas. O Estadão apurou que o compromisso da empresa com o tribunal permanece o mesmo, de evitar atualizações significativas antes das eleições de outubro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.