Fechar
GP1

Eleições 2022

Rafael Fonteles diz que setor agropecuário precisa de atenção especial

“Este setor é uma vocação do Piauí desde a sua formação histórica, econômica e cultural", afirmou.

O pré-candidato a governador, Rafael Fonteles (PT), participou nessa segunda-feira (13) de uma reunião com agropecuaristas, criadores e representantes de entidades do setor agropecuário no Piauí. O encontro foi realizado na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e discutiu o potencial, tendências e perspectivas para o desenvolvimento da agropecuária piauiense.

Na ocasião, Fonteles destacou a importância da agropecuária na formação do Piauí. “Este setor é uma vocação do Piauí desde a sua formação histórica, econômica e cultural. É uma área geradora de renda e de muitos empregos, portanto, precisa de uma atenção especial", disse.

Foto: Divulgação/AscomRafael Fonteles
Rafael Fonteles

Para o pré-candidato, é necessário trabalhar na qualidade do rebanho, na oferta aos pequenos produtores do acesso à tecnologia e à inseminação artificial para melhorar a genética do rebanho piauiense. "O apoio à capacitação, assistência técnica, comercialização e agregação de valor também são pontos importante a ser trabalhado no nosso projeto de governo”, afirmou.

Rafael pediu ainda aos representantes do setor que contribuam com a elaboração do plano de governo com sugestão dos melhores meios para chegar ao principal objetivo, que é o desenvolvimento do agronegócio. “Queremos definições sobre como, por exemplo, ofertar uma assistência técnica mais eficaz com base no que o estado pode oferecer, sobre como aplicar aqui experiências de sucesso de outros estados, mas com base na nossa realidade", pontuou.

Foto: Divulgação/AscomRafael participa de reunião com agropecuaristas
Rafael participa de reunião com agropecuaristas

O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, aproveitou para falar das principais sugestões para constar no plano de governo. “Trabalhamos no sentido de fortalecer a defesa agropecuária no estado e precisamos evoluir neste sentido, deixando a Adapi (Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí) mais estruturada para atender as propriedades rurais, ampliar o acesso ao crédito e introduzir novas tecnologias, como a inseminação artificial e aquisição de reprodutores para os pequenos produtores”, declarou.

Também participaram do encontro nomes ligados à agropecuária, como o presidente interino do Senar, Filemon Nogueira, o superintendente do Sebrae-PI, Mário Lacerda, o deputado federal Júlio César, o deputado estadual João Mádison, o representante da Fecomércio, Raimundo Marques, a diretora da Adapi, Alessandra Soares, dentre outros.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.