Fechar
GP1

Eleições 2022

Troca de farpas marca 2º debate dos candidatos ao Governo do Piauí

O debate foi dividido em quatro blocos, onde cada um teve a oportunidade de expor suas propostas.

O segundo debate eleitoral desta terça-feira (16), realizado pela TV Meio Norte, foi marcado por troca de farpas e alfinetadas entre os nove candidatos ao Governo do Piauí. Participaram do debate os candidatos Rafael Fonteles (PT), Sílvio Mendes (União Brasil), coronel Diego Melo (PL), Gessy Lima (PSC), Ravenna Castro (PMN), Lourdes Melo (PCO), Gustavo Henrique (Patriota), Madalena Nunes (PSOL) e Geraldo Carvalho (PSTU).

O debate foi dividido em quatro blocos, onde cada um teve a oportunidade de expor suas propostas. No primeiro bloco houve o sorteio do candidato que fez a primeira pergunta em tema livre e escolheu quem iria responder. O que respondeu, automaticamente, fez a pergunta seguinte escolhendo um candidato que ainda não havia perguntando e nem respondido. No final, o último a responder fez sua pergunta ao primeiro que perguntou. Houve também a escolha de um terceiro candidato que comentou a resposta daquele que primeiro perguntou.

Foto: Reprodução/Tv Meio NorteDebate foi realizado pela TV Meio Norte
Debate foi realizado pela TV Meio Norte

No segundo bloco, foi realizado sorteio do candidato que fez a primeira pergunta e escolheu quem iria responder. Cada candidato teve direito a uma réplica e o que respondeu a pergunta uma tréplica. Na sequência, o que perguntou teve direito a quadrúplica e o que respondeu a quintúplica.

O terceiro bloco seguiu o mesmo formato de sorteio e houve ainda espaço para pergunta de 30 segundos, resposta, réplica e tréplica com um minuto cada. Já o quarto bloco foi destinado para as considerações finais com um minuto para cada candidato.

PRIMEIRO BLOCO

O candidato Geraldo Carvalho foi o primeiro a perguntar e escolheu Rafael Fonteles para responder sobre o tema educação e coronel Diego Melo para comentar.

Fonteles disse que pretende continuar melhorando a educação. “Nós temos uma proposta concreta para melhorar o nível de aprendizagem dos nossos jovens. Vamos duplicar as escolas integrais e reforçar o ensino técnico. O Piauí já tem o maior percentual de alunos que fazem o ensino técnico, mas queremos dobrar essa quantidade e apoiar os municípios na alfabetização na idade certa, além de valorizar os profissionais da educação”, disse Fonteles.

Já Sílvio Mendes, que foi escolhido para comentar a questão, alfinetou Fonteles sobre a situação da UESPI. “É preciso passar 20 anos para chegar a uma proposta dessas. Prometer depois de 20 anos fazer uma educação que não foi feita. A escola foi fechada por meses e milhares de estudantes deixaram de estudar, educação de mortos com o PROAJA e uma universidade sucateada, como a UESPI”, alfinetou Sílvio Mendes.

Na tréplica, Geraldo Carvalho repudiou a postura do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa com os professores municipais e criticou Sílvio Mendes e Rafael Fonteles. “O prefeito de Teresina é um elo entre Sílvio Mendes e Rafael. Essas três esferas tratam a educação como se fosse nada, cortando recursos das universidades. Chega de falácia, estamos em uma campanha e precisamos falar com seriedade”, criticou Geraldo Carvalho.

Rafael respondeu Sílvio Mendes e disse que o Piauí tem feito avanços importantes na educação. “A gente cumpre sim o piso nacional, sempre cumpriu e foi uma lei estabelecida pelo presidente Lula. Os professores recebem acima do piso todos os anos. Nossa prioridade para UESPI é fazer um concurso para servidores e professores, melhorar a estrutura dos campi com melhores condições tecnológicas e buscando aproximar a UESPI com as potencialidades do Piauí”, prometeu Fonteles.

Rafael x Sílvio Menes

Em seguida, Rafael Fonteles escolheu Sílvio Mendes para responder e Lourdes Melo para comentar. Ele questionou a postura de Sílvio Mendes em relação a uma possível nova pandemia e sobre a vacinação.

Sílvio disse que respeita o Plano Nacional de Imunização (PNI) e que sempre respeitou a ciência. Ele acusou ainda o Governo do Estado de mentir ao dizer que iria comprar vacinas. “Como médico e gestor público aprendi a respeitar o maior programa de imunização de todos os países do mundo, chamado PNI. Não é um programa de Governo, é de Estado. O seu Governo fez propaganda dizendo que comprou vacina, mas ele não pode comprar. Eu me vacinei três vezes e estou aguardando a quarta, que é uma vacina segura. Eu fui vacinado, minha esposa, filhos e netos. Confiei na vacina, alguns pegaram a covid-19 leve e felizmente não morreram nas UTIs que o Estado não fez e nos leitos que não chegaram”, frisou Sílvio Mendes.

Lourdes Melo, que foi escolhida para comentar, disse que Sílvio Mendes não fez avanços relevantes na área da saúde em sua gestão como prefeito de Teresina. “Ele já foi prefeito de Teresina e nesse período na questão da saúde da mulher não foi implantado aquilo que é de obrigação que todas as maternidades tem para dar uma sustentação as mulheres vítimas de violência. Além disso, ele também tem uma característica de atrasar salários”, alfinetou Lourdes.

Em sua réplica, Rafael disse que fica feliz em ver Sílvio mudar de opinião em relação a vacina e parabenizou aqueles que acreditaram na ciência e se vacinaram. “O Piauí foi destaque nacional na vacinação no país. Isso é mérito das autoridades e da população que acreditou na ciência. Não é coincidência que o Piauí é o estado menos bolsonarista e que mais vacinou. Também é importante destacar o esforço do Governo do Estado que triplicou os leitos e salvou vidas”, reconheceu Rafael Fonteles.

Sílvio disse que não é verdade que mudou de opinião em relação a vacina e que sempre seguiu o PNI. “Eu nunca disse isso, todos os meus filhos e netos acompanham a política nacional do PNI. Todos são preenchidos e usados. Tomarei a quarta dose quando chegar uma vacina mais confiável. Essas vacinas não impedem novos casos de covid-19, mas esses casos são de menor gravidade”, concluiu Sílvio Mendes.

Sílvio Mendes x Gessy Lima

Na sequência, Sílvio Mendes escolheu Gessy Lima para responder o questionamento sobre a saúde pública e Geraldo Carvalho para comentar.

Gessy alfinetou a gestão de Sílvio como prefeito de Teresina e disse que o saneamento básico deveria ser tratado dentro do âmbito da saúde, o que não foi feito. “Quando o senhor encerrou sua gestão, o Piauí tinha uma média muito alta no índice de hanseníase. O saneamento vai ser incluído no investimento na saúde, pois na prevenção se evita que doenças como essas sejam adquiridas”, prometeu Gessy.

Em seu comentário, Geraldo de Carvalho destacou que o orçamento das áreas sociais tem caído no país e no Piauí, incluindo na área da saúde. “O Piauí tem obrigação de aplicar 15% do seu orçamento em saúde pública, mas não cumpre. Além disso, outra coisas são colocadas como gastos em saúde. É preciso assegurar um investimento efetivo para saúde e fortalecer a rede de atendimento de acordo com a demanda da população”, pontuou Geraldo.

Sílvio rebateu Gessy Lima afirmando que saneamento básico no estado do Piau é de competência do Governo do Estado. “O que o Governo do Estado fez foi privatizar a Agespisa em Teresina. Andei em mais de 20 cidades que não tem água potável para a população urbana. A água é essencial para acabar com a sede e também doenças”, disse Sílvio.

Gessy usou a tréplica para dizer que Sílvio terceirizou sua responsabilidade. “Você como prefeito tinha a responsabilidade de cobrar a Agespisa, a Câmara e buscar recursos fora. Você também tinha a obrigação de fiscalizar as ações. O investimento foi menor que 17% e causou prejuízos enormes a Teresina”, finalizou Gessy.

Gessy Lima x Coronel Diego

Logo depois, Gessy escolheu coronel Diego para responder sobre assistência social e Madalena Nunes para comentar.

Coronel Diego disse que pretende implantar a Secretaria da Família. “Temos uma preocupação com as famílias, assim como o presidente Bolsonaro criando o Ministério da Família, vamos criar aqui a secretaria. Precisamos acolher todas essas pessoas que recebem o auxílio brasil do presidente Bolsonaro. É a maior obra social feita nesse estado, só é menor que o auxílio emergencial. Para tirar as pessoas dessa situação precisamos diminuir a carga tributária, gerando emprego e renda”, ressaltou o coronel Diego Melo.

Madalena lamentou durante seu comentário que Teresina tenha muitos problemas por falta de assistência social. “Esses problemas ocorrem por ausência da política também do Governo Federal, onde na pandemia é responsável por 700 mil mortes porque não quis garantir a compra de vacinas. Tirou o auxílio emergencial e agora retomou de forma eleitoreira. Vamos garantir a assistência social para o povo”, prometeu Madalena.

Gessy em sua réplica disse que não concorda com a criação de mais uma secretaria. “Hoje o Governo conta com mais de 60 órgãos. No meu governo vamos enxugar a máquina pública e tornar essas secretarias e coordenadorias mais eficientes para sobrar dinheiro para investir na assistência social”, explanou Gessy Lima.

Diego Melo em sua tréplica disse que vai criar a secretaria e reduzir as outras secretarias. “Essas secretarias foram criadas ao longo do desgoverno. Não pode ter mais que 27 secretarias. Vou ter políticas públicas atuantes em todos os municípios”, garantiu o coronel Diego Melo.

Coronel Diego Melo x Ravenna Castro

Em seguida, coronel Diego escolheu a candidata Ravenna Castro para responder sobre segurança e Sílvio Mendes para comentar.

Ravenna Castro disse que tem segurança como prioridade no seu governo. “No nosso Governo a segurança é prioridade. Nós como mulheres nos sentimos ameaçadas com a falta de segurança. Vamos implantar medidas para combater a criminalidade através da educação, equipar melhor a polícia e colocá-las mais próxima das pessoas, como o Ronda Cidadão”, destacou.

Em seu comentário, Sílvio Mendes disse que a Polícia Militar precisa de 6 mil militares e possui menos da metade que a lei determina. “No interior, por exemplo, só tem 61 delegados para todos os municípios e frequentemente se tem uma delegacia fechada à noite. É preciso reconstruir a inteligência da Polícia Militar e Civil para que elas trabalhem integrado”, afirmou Sílvio.

O coronel Diego em sua réplica destacou que foi ele quem instalou o Ronda Cidadão no Piauí. “O Ronda Cidadão é um projeto de minha autoria e irei retomar o projeto e equipar os policiais e levar novamente a segurança para o estado do Piauí. Vamos resgatara a paz para o nosso estado”, informou coronel Diego.

Ravenna disse ainda que acompanha de perto a questão da criminalidade e destacou a chegada das facções criminosas. “A violência está crescente, mas é importante lembrar que o Piauí já teve momentos e paz e queremos reviver esses momentos de paz com todo o nosso empenho e da sociedade”, disse.

Ravenna Castro x Madalena Nunes

Ravenna escolheu Madalena para falar sobre a saúde da mulher vítima de violência e Lourdes Melo para comentar.

Madalena agradeceu a pergunta e falou que o assunto é importante e deve ser debatido. “Nós sabemos o quanto é importante priorizar o debate sobre o assunto. Isso é de grande responsabilidade do presidente da República que estimula a violência contra a mulher. Nós entendemos que para mudar essa cultura é preciso investir em políticas públicas para mudar essa realidade machista que é alimentada pelo capitalismo. Preciso organizar as mulheres e homens que são contra essa violência doméstica”, destacou Madalena Nunes.

Em seu comentário, Lourdes Melo falou que a violência contra a mulher não tem uma receita para ser repreendida, mas deve ser feita com a busca pela autonomia. “Ela precisa de autonomia para ter independência. Não adianta também a gente dizer que podemos reverter essa situação com o Governo Bolsonaro a frente porque ele está tirando vários direitos”, acusou Lourdes.

Em sua réplica, Ravenna defendeu a prevenção da violência. “Não é militarização que vai resolver, isso tem que ser realizado de forma preventiva. É estimulando que a mulher tenha autonomia, para que elas possam identificar quando estão sendo agredidas e violentadas”, propôs Ravenna.

Na tréplica, Madalena Nunes falou sobre o que chamou de “problema estrutural”. “Precisamos desconstruir essa cultura através da educação, debatendo as diferenças que a sociedade põe entre os homens e mulheres”, disse Madalena.

Madalena Nunes x Lourdes Melo

Em seguida, Madalena escolheu Lourdes para responder sobre as reformas no serviço público e Gessy Lima para comentar.

Lourdes criticou os partidos de direta que segundo ela, tiram direitos. “Precisamos neste momento lutar para mudar esse momento. E faremos isso fazendo campanha para o presidente Lula, que já declarou que vai reverter todas as medidas feitas por Bolsonaro”, ressaltou.

Gessy disse em seu comentário que tem visto um foco muito grande na disputa presidencial. “Eu, Gessy, como governadora, não vou focar em questões ideológicas. Eu sou contra a fome, violência, desrespeito e corrupção. E estarei alinhada ao novo presidente da República. Não estou falando de alinhamento ideológico, mas sim de gestão”, destacou.

Em sua réplica, Madalena disse que toda política é ideológica. “A política que está implantada atualmente concentra renda em banqueiros, latifundiários, que acumulam toda a riqueza e trazem fome e falta de investimento na educação. Temos sim uma ideologia que visa a distribuição de riqueza, é por isso que devemos derrotar Bolsonaro para retomar os direitos”, defendeu Madalena.

Lourdes em sua tréplica disse que quem ganha a eleição é quem tem dinheiro para comprar voto e acusou Sílvio Mendes de apoiar as condutas de Bolsonaro. “As eleições são antidemocráticas. O candidato conhecido como Silvio Mendes faz parte de um grupo, que é o de Bolsonaro, que criou o orçamento secreto. É muito dinheiro para comprar voto e ele não tem cerimônia para compactuar com isso”, acusou Lourdes.

Em seu direito de resposta, Sílvio Mendes disse que é preciso ter limites nas críticas e garantiu que tem mãos limpas. “Eu tenho mãos limpas, nunca roubei. Não criei Pro-Piauí e nem PROAJA para salvar eleição. Mais ainda dizer que foi o Tribunal de Contas do Estado que identificou mais de mil pessoas que morreram e mais de 5 mil servidores públicos”, garantiu Sílvio ao alfinetar o Governo do Estado.

Lourdes Melo x Gustavo Henrique

Na sequência, Lourdes Melo continuou falando sobre o orçamento secreto do Governo Federal escolheu Gustavo Henrique para responder sobre o assunto e Fonteles para comentar.

Gustavo Henrique defendeu a despolitização dos órgãos públicos e acusou coronel Diego Melo de copiar o Ronda Cidadão do Ceará e Silvio Mendes. “Não se trata de questões ideológicas, precisamos olhar para frente. Tem um candidato que teve chances de implementar a guarda municipal, mas foi preciso duas gestões seguintes para sair do papel. Segurança se faz olhando para o futuro. Precisamos implementar políticas de Estado, por isso defendo a despolitização de órgãos públicos, frisou Gustavo Henrique.

Em seu comentário, Fonteles chamou o orçamento secreto de “vergonha nacional” e defendeu um orçamento participativo. “O orçamento secreto criado pelo ministro Ciro Nogueira, apoiador do candidato Sílvio é uma vergonha nacional. Defendemos o orçamento participativo, onde lideranças políticas e comunitárias possam participar do debate. Pretendemos ampliar essa participação popular ouvindo lideranças comunitárias e movimentos sociais. Queremos aprimorar ainda mais. Governo se faz com transparência e não com orçamento secreto criado pelo ministro Ciro Nogueira, apoiador de Sílvio Mendes”, disse Fonteles.

Em seu direito de reposta a acusação de Gustavo Henrique, o coronel Diego Melo disse que construiu o Ronda Cidadão com base em um modelo do Japão. “No Japão teve origem uma política comunitária, sem repressão. Fizemos esse trabalho e deu muito resultado. Tanto que nessa época não tinha facções criminosas. Quando o PT assumiu a primeira coisa que fez foi acabar com Ronda Cidadão, trazendo as facções criminosas, que levam o medo para o Piauí, mas vamos acabar com isso”, rebateu Diego Melo.

SEGUNDO BLOCO

Sílvio Mendes abriu o primeiro bloco escolhendo Geraldo Carvalho e o chamou para discutir o Piauí, ao invés de discutir a política nacional. Questionou ainda que propostas ele tem para reconstruir o sistema de saúde.

Geraldo disse que o Piauí não é uma ilha isolada no mundo e por isso é preciso mexer em toda uma estrutura. “O Brasil tem problemas e o Piauí não é uma ilha isolada. Precisamos fortalecer a capacidade de atendimento nas UBS, hospitais regionais, contratar mais servidores da saúde e fortalecer o atendimento de alta complexidade, ampliando a rede e ampliando a demanda”, propôs Geraldo Carvalho.

Em sua réplica, Sílvio afirmou que concorda em partes com Geraldo e vai levar para o Piauí o que foi feito em Teresina. “Seremos parceiros dos municípios e cada município terá um sistema de saúde proporcional ao seu tamanho”, garantiu Sílvio Mendes.

Geraldo voltou a falar do saneamento básico e disse que 98% dos municípios não têm saneamento. “O problema é que o estado está privatizado com o apoio de Ciro Nogueira, seu apoiador”, acusou Geraldo.

Sílvio concordou que saneamento e fundamental e acusou o Governo do Estado de não fazer sua parte. “Teresina tem menos da metade com saneamento e isso sempre foi responsabilidade do Governo, mas vai ser feito no nosso Governo”, garantiu Mends.

Geraldo disse que todos terceirizam responsabilidades por causa das privatizações e afirmou que os grandes partidos só trabalham em interesses dos ricos. “Todos estão voltados para os interesses dos ricos. O Estado foi vendido, as empresas privatizadas e nada foi feito”, complementou Geraldo.

Geraldo Carvalho x Rafael Fonteles

Geraldo escolheu Rafael Fonteles para debater e afirmou que ele é um dos maiores empresários na educação privada, chamando-o de contraditório ao querer comandar a máquina pública.

Em resposta, Fonteles disse que tem orgulho de todo o caminho traçado até chegar onde está. “Tenho orgulho da minha história. Comecei sendo professor e empreendi na área educacional. Depois contribui como secretário de Fazenda e presidente do Comitê de Secretários de Fazenda, me permitindo ter uma visão de como é a realidade do povo. Estamos preparados para essa missão que é cuidar do povo e gerar oportunidades para jovens”, disse Fonteles.

Em sua réplica, Geraldo desafiou Fonteles a melhorar a estrutura educacional da UESPI. “ A Uespi tem 16 mil estudantes, mil professores e mil técnicos e se todo o dinheiro que pudesse ser investido fosse autorizado pela Alepi, ela não estaria nessa situação. Eu lhe desafio a fazer um acordo para a Alepi destinar recursos para a UESPI”, desafiou Geraldo Carvalho.

Rafael disse que irá debater com a Alepi o que for preciso para levar melhorias para a educação. “Se você conseguir fazer isso aprovando na Alepi é uma grande vitória. Iremos debater com a Alepi mantendo sempre uma boa relação com o Legislativo Estadual”, garantiu.

Geraldo falou ainda sobre a falta de pagamento do Fundef aos professores do Piauí. “O que foi repassado você colocou na conta geral e 60% disso é dos professores, porque não repassa esse valor?”, questionou Geraldo Carvalho.

Rafael rebatou Geraldo afirmando que esse valor não foi repassado porque foi preciso cumprir a lei. “Havia uma decisão do Supremo que impedia o pagamento aos professores, já uma decisão posterior determinou o pagamento e iremos cumprir a lei”, explicou Fonteles.

Rafael Fonteles x Coronel Diego Melo

O clima esquentou no embate entre Fonteles e coronel Diego Melo. Fonteles questionou se Diego Melo colocou no plano de governo de Sílvio Mendes as ideias de Bolsonaro.

Diego Melo disse que contribuiu não só com Sílvio, mas com vários outros candidatos. “Contribui não só com o plano de Governo de Sílvio, mas de outros candidatos. São propostas muito boas para salvar a segurança destruída pelo seu desgoverno. Vocês trouxeram as facções criminosas para o Piauí”, acusou Diego Melo.

Rafael chamou coronel Diego de mentiroso e bolsonarista. “Você é de fato um bolsonarista nato, mente e nem sente. Precisamos sim combater as facções, que são uma realidade nacional, mas faremos isso com planejamento”, rebateu Fonteles.

Coronel Diego chamou Rafael de mentiroso e disse que o partido dele fez mal ao Piauí. “Você que é um mentiroso, é o que há de pior na política no Brasil e no Piauí fizeram tanto mal que não merecem nem andar pelo Piauí”, disse Diego Melo.

Rafael Fonteles chamou Diego Melo para fazer um debate focado nas propostas e sem perder controle. “Vamos focar nas propostas, sem mentira, com serenidade. Sem perder o controle. Segurança pública é prioridade e iremos liderar com força, com agenda diária combatendo as facções e livrando os nosso jovens da criminalidade”, afirmou Fonteles.

Já Diego Melo voltou a culpar o governo do PT pelos homicídios e roubos. “Fale isso para as famílias que foram roubadas e vítimas de homicídio. Mas graças a Deus o povo vai livrar o Piauí desse câncer”, comemorou o coronel Diego Melo.

Fonteles pediu novamente para Major Diego não perder o controle e o chamou para debater propostas. “Vamos fazer um debate sem perder o controle. O povo quer ouvir propostas para melhorar o estado. O Brasil voltou para o mapa da fome que tinha saído com o Governo Lula e voltou com Bolsonaro. Nós junto com o presidente Lula vamos trabalhar para gerar educação, renda e segurança para o povo”, completou o candidato do PT.

Ravenna Castro X Gessy Lima

Ravenna Castro escolheu Gessy Lima para responder questionamentos sobre indicação partidária na administração pública e as duas acabaram trocando farpas.

Gessy respondeu que pretende priorizar o desenvolvimento econômico, mas mantendo o direito do servidor. “No meu plano de governo e eu como governadora do Piauí tenho como principal objetivo o desenvolvimento econômico e social do Piauí, o desenvolvimento econômico passa pelo funcionário público, eu não tenho como objetivo tirar nenhum direito ou garantia do servidor público”, explanou Gessy.

Ravenna afirmou que Gessy não tinha entendido a pergunta e fez novamente o questionamento. “Ou você não entendeu ou você fugiu da pergunta, eu estou lhe questionando sobre a indicação política partidária, através de acordos”, questionou Ravenna Castro.

Em sua tréplica, Gessy disse que não tem problemas de audição e chamou Ravenna de arrogante e prepotente. “Antes de responder a sua pergunta quero dizer que não tenho nenhum problema de audição, de compreensão, a senhora utiliza de muita arrogância, prepotência, sempre se intitula como doutora, os cargos serão de indicações de gestão”, rebateu Gessy.

Ravenna Castro afirmou em resposta que Gessy perdeu o controle e que foi agredida pela candidata. “A senhora usou seu tempo para me agredir, perdeu a linha, saiu do controle, quem é de verdade mostra quem é de verdade, quem é fake mostra quem é fake. Até agora a senhora não me respondeu até porque a senhora foi uma indicação política partidária”, acusou Ravenna.

Gessy respondeu Ravenna dizendo que foi uma indicação fruto do trabalho que desenvolveu. “Eu fui fruto de um trabalho de um projeto que eu apresentei na cidade de Teresina e graças a você teresinense que acreditou no meu trabalho fizemos um trabalho excelente”, concluiu Gessy Lima.

Gessy Lima x Sílvio Mendes

Já no fim do segundo bloco, Gessy Lima perguntou a Sílvio quais os projetos dele para a defesa da causa animal.

Sílvio destacou a importância do tema e disse que possui um projeto de recuperação do Rio Parnaíba. “Sou absolutamente a favor da proteção animal. Sou pescador esportivo, temos um projeto de recuperação do Rio Parnaíba e soltamos o peixe que pescamos”, contou Sílvio.

Gessy destacou que há uma grande quantidade de cachorros e gatos abandonados e prometeu uma solução para tirar os animais das ruas. “Vamos priorizar o controle populacional de animais de ruas e ampliar o programa de vacinação de animais de rua. Vamos firmar parcerias e cuidar para que não tenham mais animais abandonados, pois isso é uma questão de saúde pública”, pontuou Gessy Lima.

TERCEIRO BLOCO

No início do terceiro bloco, a candidata Gessy Lima confrontou o candidato Rafael Fonteles sobre a redução do ICMS. “Tivemos um problema sério que foi a alta no preço dos combustíveis, você disse que a redução do ICMS não ia reduzir o preço dos combustíveis. O senhor abasteceu recentemente comprovou que a redução do ICMS reduziu o combustível ou não?”, questionou Gessy.

Fonteles admitiu a redução, mas garantiu que se Lula for eleito, o valor da gasolina vai voltar a ficar abaixo dos R$ 3,00. “Reduziu pouco. No governo Lula o preço do barril de petróleo era maior que hoje e a gasolina era R$ 2,70. Hoje é mais de R$ 5,00, continua caro porque o governo Bolsonaro não tem coragem de mexer na ferida que é a política de preços da Petrobras. A gasolina vai voltar a ficar abaixo de R$ 3,00 com o presidente Lula”, prometeu Rafael Fonteles.

Gustavo Henrique x Sílvio Mendes

O candidato Gustavo Henrique confrontou Sílvio Mendes sobre a eficiência da cloroquina e lembrou que ele defendeu o uso do medicamento em 2020 durante a pandemia. “Perguntamos a você baseado em uma entrevista dada em junho de 2020, onde você fez uma tentativa de incentivar a cloroquina e você colocou uma médica como se houvesse uma eficiência, isso é verdade?”, questionou Gustavo Henrique

Sílvio mudou de assunto e afirmou que seu objetivo no debate é discutir propostas. “Essa é uma pergunta recorrente, já te expliquei isso, a pandemia está acabando, eu quero discutir a saúde. O que fazer para ampliar o acesso, nós sabemos fazer o que nós fizemos em Teresina, fortalecer a relação Estado e município”, propôs Sílvio.

Coronel Diego Melo x Ravenna Castro

Logo depois, o coronel Diego Melo questionou as propostas de Ravenna Castro sobre a diminuição de impostos no Piauí.

Ravenna respondeu que pretende taxar quem mais tem dinheiro. “Procurando taxar quem tem mais dinheiro, não aquele pequeno e microempresário que já está sufocado, então se o maior tem mais nada mais justo do que ele ser taxado”, destacou Ravenna Castro.

Em sua réplica, o coronel Diego ressaltou que o Piauí tem a maior carga tributária do Brasil e culpou o PT por sugar o dinheiro do trabalhador. “Hoje nós temos a maior carga tributária do Brasil, esse partido das trevas sugou todo dinheiro do trabalhador, criou mais de 70 secretarias. Eu convoco a todos os empresários para irmos juntos criar emprego e renda”, pediu Diego Melo.

Ravenna concluiu sua fala dizendo que duvida que um governo que “tem o rabo preso” seria capaz de tributar seus “amigos”. “Eu não acredito que quem tem o rabo preso vai conseguir tributar seus amigos, até porque esse povo serve as elites e me custa a acreditar que esse povo vai tributar seus aliados. Eu não acredito que o governo nascido das elites consiga trabalhar para os pobres”, provocou Ravenna.

Lourdes Melo x Gessy Lima

No fim do terceiro bloco, Lourdes Melo acusou Gessy Lima de defender os interesses dos empresários e disse que ela não defende a causa trabalhadora. “Eu vejo que você está se oportunistamente entrando no campo que não seria da democracia, você defende os empresários, não a classe trabalhadora”, acusou Lourdes.

Gessy respondeu Lourdes afirmando que é empreendedora e que Lourdes não conhece sua história. “Eu sou mulher, sou empreendedora, nasci no Dirceu, defendo os empresários porque eu sei o que é viver do outro lado do balcão, viver com um salário-mínimo, ir para casa de ônibus, a senhora profere ataques sem conhecer a minha história, eu não represento a elite, mas apoio o empreendedor”, garantiu Gessy.

Lourdes Melo voltou a atacar Gessy e a chamou de “opressora". “Você acha que botar uma banquinha a pessoa vai conseguir viver de forma que vai suprir suas necessidades, isso é uma enganação, você defender quem lhe empregou, quem lhe empregou é o patrão, é o opressor, você quer assumir esse papel de opressora, você é uma pessoa reacionária, que está aqui querendo posar de defensora”, atacou Lourdes.

A candidata Gessy voltou a dizer que defende o empresário, mas que também defende o cidadão comum. “Eu defendo o empresário, o cidadão comum que teve coragem de arregaçar as mangas, eu desenvolvi minha capacidade de trabalhar em equipe, aprendi muita coisa com meu trabalho, tenho orgulho da minha história”, finalizou Gessy Lima.

Quem são os candidatos

Sílvio Mendes (União Brasil) – médico e já experiente na vida pública. Ele foi prefeito de Teresina pela primeira vez em 2004 e permaneceu por dois mandatos consecutivos, mas em 2010, renunciou ao cargo para concorrer ao Governo do Piaui. Na época, ele ficou em segundo lugar na disputa.

Rafael Fonteles (PT) – empresário e professor. Esta será a primeira vez que ele vai concorrer a cargos públicos, mas ficou quase oito anos à frente da Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI). Fonteles sempre foi filiado ao PT e no Piauí se apresenta como “menino de Lula”.

Ravenna Castro (PMN) – é advogada e já se candidatou em eleições anteriores. Em 2018, ela concorreu ao cargo de deputada estadual e, em 2020, buscou uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina. Todas as disputas foram pelo PMN.

Gessy Lima (PSC) – é empresária e já foi testada nas urnas. Nas eleições de 2020, ela concorreu a Prefeitura de Teresina ficando em terceiro lugar. Assumiu a Secretaria de Economia Solidária da Capital (Semest), cargo que se desincompatibilizou há algumas semanas para concorrer ao cargo de governadora do Piauí este ano, pelo PSC.

Coronel Diego Melo (PL) – já tem experiência em eleições. Em 2020, concorreu à Prefeitura de Teresina, à época, pelo Patriota. Agora pelo PL, se apresenta como pré-candidato do presidente Jair Bolsonaro, no Piauí.

Gustavo Henrique (Patriota) - Formado em Direito ingressou na política pelos movimentos estudantis, é servidor público tendo exercido funções na gestão pública. É Administrador e especialista em marketing político e comercial.

Lourdes Melo (PCO) - Natural de Pedreiras, no Maranhão, Lourdes tem 69 anos e é formada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Madalena Nunes (PSOL) - É servidora pública federal e formada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí.

Geraldo Carvalho (PSTU) - É formado em Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí em 2001.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.