Fechar
GP1

Eleições 2022

Embate entre Gessy Lima e Gustavo Henrique marca debate para o Governo

O último debate entre os candidatos do 1º turno foi realizado pela TV Clube, nesta terça-feira (27).

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 7 Coronel Diego Melo Coronel Diego Melo
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 7 Gessy Lima Gessy Lima
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 7 Rafael Fonteles Rafael Fonteles
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 7 Sílvio Mendes Sílvio Mendes
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 7 Madalena Nunes Madalena Nunes
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 7 Candidatos ao Governo do Estado Candidatos ao Governo do Estado
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 7 Candidatos ao Governo do Estado Candidatos ao Governo do Estado

A TV Clube realizou, na noite desta terça-feira (27), o último debate do primeiro turno entre seis dos 9 candidatos ao Governo do Piauí: Coronel Diego Melo (PL), Gessy Lima (PSC), Gustavo Henrique (Patriota), Madalena Nunes (PSOL), Rafael Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (União Brasil).

O debate foi realizado em quatro blocos com o 1º e o 3º blocos de temas livres e o 2º e 4º blocos com temas determinados em sorteio. No último bloco, estavam previstas as considerações finais dos candidatos, contudo não houve por falta de tempo.

Discussão entre os candidatos Gessy Lima e Gustavo Henrique marcou o terceiro bloco.

Primeiro bloco

O debate iniciou com Sílvio Mendes perguntando para Gessy Lima sobre as propostas dela para o desenvolvimento econômico. Gessy reafirmou a sua candidatura e criticou a alta carga tributária. "Meu compromisso é trabalhar pelo desenvolvimento econômico dando incentivo fiscal para quem quer produzir. Incentivar a contratação de homens e mulheres, desenvolver a economia na construção civil, agricultura, apoiando o nano e pequeno e médio empreendedor e incentivando o setor da tecnologia", afirmou a candidata.

O segundo a perguntar foi Rafael Fonteles que escolheu Sílvio Mendes para falar sobre as propostas para a juventude piauiense.

Ao responder, Sílvio criticou o atual governo do PT e falou que quer trabalhar em parceria com as prefeituras. "A juventude do Piauí foi abandonada pelo seu Governo. Nós criamos em Teresina a Fundação Wall Ferraz, nós fizemos a melhor educação das capitais e vamos continuar fazendo em todos os municípios. É precisa trabalhar em parceria com os municípios. Nem biblioteca, Teresina tem", pontuou.

"Nós fizemos vários projetos, como meu primeiro emprego, qualificamos os jovens e garantimos o primeiro emprego fazendo convênios com as empresas privadas. Nós fizemos e assim queremos fazer por milhares de jovens", completou Sílvio Mendes.

Como réplica, Rafael falou das suas propostas para a juventude como a educação de tempo integral combinada com educação profissionalizante, investimento no acesso à cultura, esporte e lazer para que os jovens fiquem longe das drogas e violência.

Em seguida foi a vez do candidato Gustavo Henrique se dirigir à Madalena Nunes para perguntar sobre geração de emprego e renda.

Madalena respondeu que quer investir na agricultura familiar dentro das comunidades para garantir emprego e renda no Piauí. Ela criticou ainda a exploração das riquezas por empresas nacionais e internacionais. Gustavo Henrique disse que os piauienses querem soluções e falou que entre suas propostas está a criação de zonas industriais e destacou a importância do agronegócio na geração de emprego e renda.

Em seu momento, Coronel Diego Melo questionou Rafael Fonteles sobre os investimentos que foram feitos no estado, além de criticar os empréstimos realizados. O petista rebateu afirmando que o candidato adversário foi agressivo em sua colocação.

Rafael então falou que uma das metas do seu programa de governo é a geração de 80 mil novos empregos, apoio ao micro e pequeno empreendedor do estado, tanto do campo como da cidade, com oferta de crédito facilitado, assistência técnica e capacitação para desenvolver melhor os empreendimentos.

Ao ser questionado sobre dívida pública pela candidata Madalena Nunes, Gustavo Henrique disse que, caso eleito, vai realizar auditoria para saber o que foi feito e o que não foi feito e punir quem cometeu irregularidades, além de investir em transparência.

Madalena complementou afirmando defender uma auditoria cidadã da dívida com participação popular.

Encerrando o primeiro bloco, Gessy Lima perguntou quais as propostas do Coronel Diego Melo para combater a violência contra a mulher. O candidato disse que a segurança pública será prioridade e que dará atenção às mulheres garantindo uma investigação com qualidade com a punição dos criminosos.

Segundo bloco

No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas sobre assuntos sorteados. O primeiro a perguntar foi o candidato Gustavo Henrique que perguntou para Rafael Fonteles sobre as propostas para os professores.

Em sua resposta, Rafael lembrou que é professor e que atua na área da educação como empreendedor. O petista disse que quer continuar o processo de valorização salarial dos professores e lembrou que em 2002 os professores ganhavam menos de um salário mínimo e que hoje recebem cerca de 4 salários mínimos. O candidato afirmou ainda investirá em mais qualificação para os professores e melhores condições de trabalho nas escolas estaduais.

Gessy Lima respondeu sobre o ICMS ao ser escolhida pela candidata Madalena Nunes. A candidata do PSC declarou que quem produz é o povo, são os empresários e destacou que o Piauí tem uma das maiores alíquotas do país, e consequentemente, é um dos estados mais pobres.

O candidato do União Brasil, Sílvio Mendes, perguntou sobre o déficit fiscal para o Coronel Diego Melo e o que fazer para evitar que o Governo realize mais empréstimos.

Coronel Diego declarou que o Piauí nunca fez tantos empréstimos como no governo do PT e se comprometeu a não fazer empréstimos, além de prometer reformas fiscal e administrativa para diminuir os gastos públicos, como a redução de 30 mil cargos em comissão e de secretarias.

Depois foi a vez de Sílvio Mendes responder à perguntar do Coronel Diego Melo sobre corrupção. Durante o seu tempo, Sílvio Mendes disse que a corrupção prejudica a boa gestão pública e que é preciso acabar com ela porque quando se desvia dinheiro público falta dinheiro na educação, na saúde, para investimento e para o pagamento dos servidores.

Em seguida, Madalena Nunes respondeu sobre o turismo quando afirmou que é preciso fazer o turismo para os piauienses, valorizar a história piauiense porque, segundo ela, muitos piauienses não conhecem a história do Piauí.

Já Gustavo Henrique falou sobre obras públicas. O candidato disse que é preciso avançar nas zonas industriais e que o Piauí precisa passar por um processo de industrialização.

Terceiro bloco

Esse bloco foi marcado pelo embate entre Gessy Lima e Gustavo Henrique quando a candidata o questionou sobre propostas para o desenvolvimento econômico e. Em sua fala, Gessy disse que Gustavo não tinha experiência com o empreendedorismo e que ele esteve, na maior parte de sua vida atuando no Governo do Estado.

Durante o seu tempo, Gustavo disse que ela precisava o conhecer melhor e que ela teve um "sustentáculo" entrando na vida pessoal de Gessy

"Candidata Gessy, eu já estive na iniciativa privada, já participei da área comercial de indústrias ao contrário de você que teve um apoio, um sustentáculo, eu não vou entrar nesses detalhes porque é uma questão muito privada, mas todo mundo sabe como foi que se iniciou sua carreira de empreendedora e quem te sustentou juntamente com sua família, inclusive, o seu pai que abriu um negócio também mantido, financiado. Nós temos conhecimento de causa, sabemos como fazer porque já estivemos do outro lado do balcão", declarou Gustavo Henrique que foi duramente rebatido por Gessy.

"Candidato, eu acho que o senhor poderia tomar vergonha na sua cara, ter vergonha de ser um homem tão baixo, de não ter argumento suficiente, de querer descredibilizar a minha história como mulher, como trabalhadora, diferente de você que sempre viveu de carguinhos no Governo do Estado. Tenha vergonha, seja homem decente, coerente, discuta propostas, você vem aqui me atacar, aqui não, em cima de mim, não", afirmou a candidata Gessy Lima.

Em sua tréplica, Gustavo desafiou Gessy a provar que cargos ele ocupou no Governo nos últimos 8 anos. Eu sou servidor público concursado. A minha família foi fundadora de uma das maiores empresas de transporte coletivo do estado, somos fundadores do bairro Primavera. Quero dizer à candidata que essa vitimização não dá, não cola, o povo do Grande Dirceu sabe quem é você. Eu não vou aqui dissecar porque isso é uma questão de foro íntimo, não depende de mim, tenho respeito", pontuou.

Coronel Diego Melo lamentou a postura de Gustavo Henrique e se solidarizou com Gessy. A discussão acalorada entre os dois continuou no intervalo do debate.

Quarto bloco

No quarto e último bloco cada candidato fez uma pergunta a outro candidato com tema sorteado. Não houve considerações finais.

Nesse bloco, Madalena respondeu sobre a relação com o governo federal; Coronel Diego sobre políticas para as mulheres; Rafael Fonteles sobre previdência; Sílvio Mendes sobre a malha rodoviária do estado, Gustavo Henrique sobre desenvolvimento regional e Gessy Lima sobre relacionamento com a Assembleia Legislativa do Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.