Fechar
GP1

Eleições 2022

TRE proíbe vereador de divulgar fake news contra Wellington Dias

A decisão do juiz Agliberto Gomes Machado, Tribunal Regional Eleitoral, foi dada no dia 26 de setembro.

O juiz Agliberto Gomes Machado, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), deferiu liminar, no dia 26 de setembro, para determinar que o vereador de Floriano, Ancelmo Jorge Soares da Silva (Progressistas), se abstenha de realizar novas postagens contra o candidato ao Senado Federal, Wellington Dias (PT) sob multa de R$ 1 mil por dia, em caso de descumprimento.

A liminar foi concedida após a coligação “A Força do Povo”, representada por Francisco Lucas Costa Veloso e Wellington Dias, ingressar com representação eleitoral por veiculação de desinformação e montagem de vídeo com conteúdo inverídico contra Ancelmo Jorge Soares da Silva e Arcângela Régia Soares da Silva.

Foto: Reprodução/FacebookAncelmo Jorge
Ancelmo Jorge

Segundo os representantes, o vídeo utiliza a tecnologia de deepfake e usa a imagem de Wellington com uma simulação de fala que não foi verdadeiramente proferida.

Em sua decisão, o magistrado destacou que "o vídeo está claramente editado e se apresenta, assim, como uma montagem que cria uma falsa informação ao eleitor, sabiamente inverídica, visto que o representado Wellington Dias é opositor ao candidato Joel Rodrigues, pois ambos concorrem ao cargo eletivo majoritário de senador. Situação que atrai a incidência do art. 9º-A da Resolução nr. 23. 610/2019".

O juiz decidiu então deferir a liminar para determinar que Ancelmo Jorge Soares da Silva se abstenha de realizar novas postagens do mesmo conteúdo sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil por postagem detectada por dia.

Completo desespero

Em vídeo publicado em sua página no Instagram, Wellington Dias disse que a divulgação de fakes contra ele e o candidato ao governo Rafael Fonteles tem aumentado nessa reta final de campanha, em uma sinalização de desequilíbrio da oposição.

“Estamos no final da campanha e, lamentavelmente, eu digo que em uma situação de completo desespero dos adversários, estão soltando cada vez mais fakes. Agora a divulgação de gravações com dublagem, gravações como sendo minha e a ainda em relação a fakes a mim, em relação ao Rafael Fonteles. Aqui nós temos uma situação em que tem a prática de crime eleitoral com base em crimes cibernéticos e já acionamos o a Policia Federal, a Polícia Civil para que possa adotar procedimentos como crime. Queremos que bandido, que e criminosos sejam tratados como criminosos, Vamos vencer a mentira e a criminalidade”, disse Wellington.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.