Fechar
GP1

Eleições 2024

Tribunal vai julgar apelação e poderá deixar marido da deputada Janainna Marques inelegível

O médico é pré-candidato a prefeito de Joca Marques. A apelação tem parecer contrário do MPF.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região poderá deixar inelegível o médico Alderico Gomes Tavares, condenado pela Justiça Federal a suspensão dos direitos políticos por 6 anos. Alderico é pré-candidato a prefeito de Joca Marques e caso a sentença seja confirmada ficará impossibilitado de disputar a eleição para prefeito.

Alderico foi acusado pelo Ministério Público Federal de omitir, quando Secretário Municipal de Saúde, informações à Previdência Social (pagamento de remunerações aos segurados empregados, contribuintes individuais e transportadores rodoviários autônomos, no intervalo de janeiro a dezembro de 2009), que ensejariam o recolhimento de contribuições sociais, violando, assim, princípios norteadores da Administração Pública. Os fatos ocorreram durante o mandato da então prefeita Janainna Marques.

Foto: Reprodução/InstagramJanainna Marques e o marido
Janainna Marques e o marido

O montante que deixou de ser repassado à Previdência Social foi de R$ 825.257,34 (oitocentos e vinte e cinco mil, duzentos e cinquenta e sete reais e trinta e quatro centavos), segundo a fiscalização feita pela Receita Federal do Brasil.

Alderico e a esposa, Janainna Marques, atualmente deputada estadual, foram condenados pelo juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, em 2017.

A apelação tem parecer contrário do Ministério Público Federal.

Outro lado

Alderico Gomes Tavares não foi localizado pelo GP1. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.