Fechar
GP1

Eleições 2024

TRE decide que dez cidades do Piauí não precisam de reforço das Forças Federais

A exclusão desses municípios foi definida durante sessão judicial realizada nessa segunda-feira (09).

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) definiu que, dos 188 municípios que solicitaram o reforço de tropas federais para as eleições de 2024, dez não precisam dessa atuação reforçada no dia das eleições, 06 de outubro. A exclusão dessas cidades foi definida durante sessão judicial realizada nessa segunda-feira (09), ocasião em que todos os membros da Corte aprovaram a determinação.

Segundo o vice-presidente do TRE-PI e relator do processo, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, a decisão é oriunda da análise da situação de oito municípios em que apenas uma pessoa concorre ao cargo majoritário, o que reduz a probabilidade de um conflito eleitoral. Além disso, as cidades de Teresina e Nazária também foram retiradas da lista de pedidos para atuação da força federal.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

“O município de Teresina é sede dos órgãos de segurança e conta com reforço necessário. A prioridade são os municípios com menos suportes de policiamento”, fundamentou o desembargador Ricardo Gentil durante a sessão.

Além da capital piauiense de Nazária, as cidades de Jacobina do Piauí, Barra D’Alcântara, Antônio Almeida, Bela Vista do Piauí, São José do Piauí, Floretas do Piauí, Santo Antônio dos Milagres e Riacho Frio.

Ao todo, 58 zonas eleitorais solicitaram junto à Corte Regional Eleitoral o envio das tropas federais para reforço da segurança durante o pleito. Com o deferimento dos pedidos em sessão realizada pelo TRE-PI no dia 29 de julho, as solicitações foram encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela aprovação dos pedidos e na elaboração da logística para o envio das tropas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.