Fechar
GP1

Eleições 2026

Governador Rafael Fonteles se reúne com Severo Eulálio e abre diálogo sobre crise com o MDB

Desconforto do MDB dentro da base governista ganhou força após a reunião da cúpula emedebista.

Mesmo sem se reunir formalmente com toda a bancada do MDB, o governador Rafael Fonteles (PT) iniciou um movimento para tentar reduzir o desgaste político com o partido. O primeiro passo foi um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), deputado estadual Severo Eulálio (MDB), durante um evento em Portugal promovido pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro acontece em meio à sensação de desgaste do MDB, que perdeu o direito de indicar o vice na chapa do governador em 2026.

A expectativa entre os aliados é que, na conversa reservada, Severo tenha levado ao governador as reclamações da sigla emedebista, que considera ter sido deixada de lado nas decisões sobre o futuro da base governista. O MDB busca que Rafael Fonteles encontre uma forma de compensar politicamente o atual vice-governador, Themístocles Filho (MDB), além de garantir espaços ao partido após o pleito de 2026, já que a legenda deixará de ocupar a vaga de vice.

Foto: Lucas Dias/GP1Severo Eulálio e Rafael Fonteles
Severo Eulálio e Rafael Fonteles

Desconforto do MDB com Rafael Fonteles

O desconforto dentro da base governista ganhou força após a reunião da cúpula do MDB, realizada no dia 30 de junho. O encontro, liderado pelo senador Marcelo Castro, presidente estadual do partido, contou com a presença de Themístocles Filho e outros dirigentes. O principal ponto de discussão foi a decisão de Rafael Fonteles em retirar do MDB o direito de indicar o vice na chapa majoritária, transferindo a vaga para o próprio Partido dos Trabalhadores (PT).

Na ocasião, Marcelo Castro confirmou à imprensa o desconforto dentro do MDB e afirmou que o vice-governador está insatisfeito com o rumo das negociações. Segundo ele, o partido esperava ser ouvido antes que qualquer definição fosse anunciada pelo governador.

Foto: Lucas Dias/GP1Marcelo Castro
Marcelo Castro

O senador ressaltou que o MDB precisa debater o assunto internamente antes de tomar qualquer decisão. Segundo Marcelo Castro, o partido vai agir com “calma, prudência, sensatez e equilíbrio”, destacando que o MDB se sentiu desprestigiado diante do anúncio do governador sem o devido diálogo com os emedebistas.

“Evidentemente que isso traz um desconforto, não só para ele [Themístocles], mas para o partido também. Nós precisamos elaborar melhor, discutir melhor, para que o partido possa se posicionar com calma, com prudência, com sensatez, com equilíbrio. Mais à frente o partido vai se posicionar”, afirmou o senador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.