Fechar
GP1

Entretenimento

Relembre doze álbuns que completaram 10 anos em 2023

O ano de 2024 promete trazer o retorno de diversos artistas icônicos ao mundo da música.

O ano de 2013 foi marcado por grandes lançamentos musicais que até o momento deixaram um legado na indústria fonográfica e, em 2023, celebramos o décimo aniversário de produções icônicas que moldaram a paisagem musical na época. Apenas neste ano, celebramos uma década de existência do ‘ARTPOP’, de Lady Gaga, o primeiro álbum de estúdio da cantora Brasileira Anitta, ‘Prism’, de Katy Perry, 'True' de Avicii e vários outros.

Ao revisitarmos esses álbuns que definiram 2013, é impossível não reconhecer a diversidade e a riqueza musical que permearam essa época. A boa notícia é que o legado de vários destes discos continua bem vivo, servindo inclusive como base para outros álbuns que viriam a ser lançados algum tempo depois.

Pensando nisso, o GP1 preparou uma lista com 12 grandes discos lançados em 2013 que fizeram uma década para você já ir embarcando nessa viagem no tempo para relembrar os discos que ainda fazem história e continuam tendo grande valor tanto tempo depois. Prepare-se para uma viagem nostálgica!

1. "Yours Truly" - Ariana Grande; lançado em 26 de março de 2013

A estreia de Ariana Grande no cenário musical, com o primeiro álbum de estúdio, "Yours Truly", não apenas conquistou os corações dos fãs, mas também marcou o início de uma carreira promissora. Com inspirações de grandes divas como Whitney Houston e Mariah Carey, Amy Winehouse e Christina Aguilera, o álbum introduziu hits como "The Way", “Right There” e "Baby I", definindo o estilo pop e R&B que caracterizaria sua trajetória.

2. "True" - Avicii; lançado em 13 de setembro de 2013

O saudoso Avicii deixou sua marca em 2013 com o álbum "True". Indo além dos limites da música eletrônica, Avicii incorporou influências do country, house, soul e bluegrass, cativando o público com sucessos como "Wake Me Up" e "Hey Brother".

3. "BEYONCÉ" - Beyoncé; lançado em 13 de dezembro

Beyoncé revolucionou a indústria fonográfica em 2013 com o lançamento surpresa de seu álbum homônimo, chamado 'Beyoncé The Visual Album', tem 14 músicas e 17 vídeos, todos lançados ao mesmo tempo.

Distanciando-se das convenções mainstream, Beyoncé demonstrou sua capacidade única de reinvenção e conceituação, consolidando-se como uma das artistas mais lendárias da música.

4. "Random Access Memories" - Daft Punk; lançado em 17 de maio de 2013

Considerado o auge da carreira do Daft Punk, "Random Access Memories" conquistou não apenas o cenário eletrônico, mas também recebeu reconhecimento internacional, incluindo o prêmio de Álbum do Ano no Grammy. A colaboração com artistas como The Weeknd e Pharrell Williams demonstrou a versatilidade da dupla.

Foi considerado ainda por diversos especialistas como o melhor álbum da carreira da dupla.

5. "PRISM" - Katy Perry; lançado em 18 de outubro de 2013

"PRISM" marcou uma fase destacada na carreira de Katy Perry- incluindo por este que vos escreve -, o compilado contém treze faixas. Com hits globais como "Roar", o álbum consolidou Perry como uma das artistas pop mais influentes da época. A mistura de sons e temas refletiu a maturidade artística da cantora.

Faixas como “Dark Horse” e “Unconditionally”, que ficaram marcadas como músicas essenciais da carreira da cantora.

6. "ARTPOP" - Lady Gaga; lançado em 6 de dezembro

"ARTPOP" de Lady Gaga continua provando que é uma grande obra de arte por causa de seu caráter ousado e letras marcantes e visuais que já eram de espera da cantora. A produção musical transcendeu críticas iniciais para se tornar um marco cultural. A audaciosa desconstrução da imagem da década anterior e a abordagem conceitual mostraram a vanguarda artística de Gaga, solidificando seu impacto na música pop, além de gerar sucessos como “Applause”, “Venus”, “G.u.y” e "Do What U Want".

O ARTPOP divide opiniões até hoje. Lady Gaga até reclamou no Twitter na época: “eu ponho tanto amor na minha música, nos meus shows, eu faço por vocês. Nunca vou entender a onda de ódio em mim”.

7. "Bangerz" - Miley Cyrus; lançado em 30 de setembro de 2013

"Bangerz" foi a reinvenção musical de Miley Cyrus, marcando sua transição da imagem de ícone teen que ficou eternizada como Hannah Montana para uma artista provocativa. Embalado por elementos de dubstep e R&B, o álbum estreou em primeiro lugar na Billboard 200 e gerou hits como "We Can't Stop" e "Wrecking Ball".

8. "Racine Carrée" - Stromae; lançado em 16 de agosto de 2013

Stromae pode até não ser um nome que você conheça, mas definitivamente precisa. Em 2013, o belga entrou em cena com "Racine Carrée", uma obra que conquistou a Europa Ocidental. Com influências noventistas e uma fusão de dance e house, o álbum apresentou sucessos como "Tous les mêmes" e "Papaoutai", consolidando Stromae como um talento global.

9.“Anitta” (Anitta); lançado em 6 de julho de 2013

Álbum de estreia da funkeira chegou com um dos maiores hits da carreira da cantora: “Show das Poderosas”. O single deu visibilidade nacional para Anitta, que chegou a ser indicada ao Grammy Latino em 2013 pelo disco. “Meiga e Abusada”, “Não Para”, “Zen” e “Menina Má” também estão na tracklist.

10. “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui” (Emicida)

Primeiro álbum de estúdio de Emicida levou o rapper para as listas de melhores do ano. O disco trouxe diversas participações especiais como Pitty, Dona Jacira (mãe de Emicida), MC Guimê, Wilson das Neves, Rael da Rima, entre outros. “O critério sempre foi: ‘Vamos fazer um álbum da música brasileira contemporânea em que o sentido será dado pela música falada, o rap'”, afirmou Emicida na época.

11. “AM” (Arctic Monkeys)

O quinto álbum de estúdio foi um dos mais populares da banda britânica até agora. Lançado em setembro de 2013, o disco tem hits como “Do I Wanna Know?”, “R U Mine?”, “Arabella” e “Why’d You Only Call Me When You’re High?”. Na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, a produção ficou por 20 semanas nos charts.

12. Britney Jean - Britney Spears

A princesa do Pop, Britney Spears lançou seu oitavo álbum intitulado ‘Britney Jean’. O álbum incorpora um estilo dubstep e dance-pop. Foram lançados somente três singles: “Work bicth, Allien e Perfume.

O que esperar do cenário musicial em 2024?

2024 promete trazer o retorno de diversos artistas icônicos ao mundo da música – incluindo Lady Gaga, Miley Cyrus e, potencialmente, Beyoncé (com o segundo capítulo da trilogia ‘Renaissance’). Ano novo já batendo as portas e continuamos a acreditar que teremos novas músicas de Rihanna.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.