Fechar
GP1

Entretenimento

Retrospectiva: confira os filmes e séries que marcaram 2023

De séries da HBO até o fenômeno Barbieheimer, o ano teve produções de grande sucesso no entretenimento.

O ano de 2023 teve grandes produções, que deram o que falar e que se tornaram fenômenos de entretenimento durante o período. Por isso, o GP1 listou alguns filmes e séries que se destacaram e foram um sucesso, tanto de público, quanto de crítica.

Animações

2023 foi um excelente ano para as animações no cinema, entretendo tanto crianças como adultos. Em abril, estreou “Super Mario Bros”, fenômeno nas salas de exibição, se tornando a segunda maior bilheteria do ano. Além do longa inspirado no jogo da Nintendo, outros sucessos animados foram “Homem Aranha: Através do Aranhaverso”, sequência do filme vencedor do Oscar em 2019, e “Elementos”, romance lançado pela Pixar no meio do ano.

“Barbieheimer”

O maior fenômeno cultural do ano foi a estreia simultânea dos longas “Barbie” e Oppenheimer, que dividiram as salas de cinema em julho. O filme inspirado na boneca da Mattel foi a maior bilheteria do ano, levando milhares de pessoas usando rosa às salas de exibição.

Foto: DivulgaçãoBarbie e Oppenheimer
Barbie e Oppenheimer

Já a obra de Christopher Nolan foi a terceira maior arrecadação de 2023, e foi potencializada por ter chegado ao cinema no mesmo dia que “Barbie”. O inusitado acontecimento, chamado “Barbieheimer”, aumentou o sucesso dos dois longas e se tornou um dos momentos mais marcantes do entretenimento do ano.

Filmes de super-herói

Mesmo em um período de baixa comparado a outros anos, a Marvel conseguiu emplacar um sucesso de bilheteria, com “Guardiões da Galáxia Vol.3”. O longa marcou a despedida de personagens queridos e do diretor James Gunn, além de emocionar o público com sua trama focada no cuidado aos animais.

Outros sucessos do gênero foram “Homem Aranha: Através do Aranhaverso” e “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, os dois no top 10 de bilheterias do ano. No entanto, mesmo com alguns tendo boa arrecadação, outros filmes de super-heróis ficaram abaixo da expectativa do público e crítica, como “The Flash” e “The Marvels”.

Sucessos da HBO

2023 também foi um bom ano para as séries da HBO, que foram bastante comentadas nas redes sociais. Logo em janeiro, estreou “The Last of Us”, série de zumbis inspirada no jogo de mesmo nome e estrelada por Pedro Pascal.

Foto: Divulgação/HBOCena da série "The Last of Us', da HBO
Cena da série 'The Last of Us', da HBO

Já em abril, “Succession” retornou para sua quarta e última temporada. A série foi extremamente elogiada pelo seu roteiro e atuações e promete ser um forte candidato a vencer as premiações em 2024. Outro destaque do canal, mais pela repercussão negativa, foi “The Idol”, feita pelo criador de “Euphoria”, estrelada pelo cantor The Weeknd e que teve diversas polêmicas ao longo de sua produção e exibição.

Produções nacionais

Algumas obras do Brasil também deram o que falar durante o ano. No streaming, séries como “Cangaço Novo” e “Os Outros” foram bastante comentadas e elogiadas pelo público em 2023. Além disso, produções documentais como “Vale o Escrito” e “Xuxa – o Documentário”, que teve o reencontro da apresentadora com a produtora Marlene Matos, também foram sucessos no período.

No cinema, biografias musicais foram o destaque nas produções nacionais. Em 2023, foram lançados os filmes “Meu nome é Gal”, com Sophie Charlotte interpretando a cantora Gal Costa, e “Nosso Sonho”, que contou a história da dupla Claudinho e Buchecha.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.