O empresário Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX, anunciou nesse sábado (5) a intenção de criar um novo partido político nos Estados Unidos: o Partido da América. Segundo ele, a legenda surge com o objetivo de “devolver a liberdade aos Estados Unidos”.
A proposta ganhou força após uma enquete publicada pelo próprio Musk em sua rede social, o X (antigo Twitter), em que questionava se seria "hora de criar um novo partido político para representar os 80% do meio" — expressão que ele usa para se referir à maioria dos eleitores independentes. A enquete teve ampla maioria favorável.

"Com uma margem de 2 para 1, vocês querem um novo partido político. E vocês terão!", escreveu. "Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos sob um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje, o Partido da América é formado para devolver a vocês a liberdade", declarou Musk.
Crítico de políticas fiscais recentes e da atuação dos dois principais partidos do país, Democrata e Republicano, Musk sugeriu uma estratégia para influenciar o Congresso dos EUA: eleger de duas a três cadeiras no Senado e de oito a dez na Câmara dos Representantes.
“Dadas as margens legislativas extremamente estreitas, isso seria suficiente para atuar como voto decisivo em legislações polêmicas, garantindo que reflitam a verdadeira vontade do povo”, argumentou.
Ver todos os comentários | 0 |