O presidente de Israel, Isaac Herzog, viajará ao Vaticano nesta quinta-feira (4) para se reunir com o Papa Leão XIV e com o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin. Segundo comunicado da presidência israelense, a pauta do encontro inclui a luta contra o antissemitismo e os esforços para conseguir a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas na Faixa de Gaza.
Herzog já havia agradecido pessoalmente ao Papa Leão XIV durante a cerimônia de início do pontificado, em maio, pelo apelo feito pelo retorno imediato dos reféns. Cinco meses depois, o presidente volta ao Vaticano para tratar de novos assuntos, incluindo a proteção das comunidades cristãs na região e outras questões políticas de interesse bilateral. A visita será breve, com retorno de Herzog a Israel ainda na tarde de quinta-feira.
Além das reuniões com o pontífice e com Parolin, Herzog também visitará a Biblioteca e o Arquivo do Vaticano. A viagem ocorre em um contexto delicado, marcado pelo conflito em Gaza e pelas tensões entre Israel e a Santa Sé. O papa Leão XIV já se posicionou em defesa do respeito ao direito humanitário na Faixa de Gaza, pedindo cautela quanto ao uso da força e ao deslocamento forçado da população local, enquanto Israel planeja avançar sobre a cidade de Gaza, deslocando mais de um milhão de pessoas para o sul da região.
O histórico recente das relações entre Israel e o Vaticano também será lembrado durante a visita. Herzog participou da cerimônia de investidura de Leão XIV, enquanto o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu demorou a enviar condolências pelo falecimento do papa Francisco, tendo comparecido apenas por meio do embaixador israelense.
Caroline Vitorino
Ver todos os comentários | 0 |