Fechar
GP1

Internacional

Donald Trump diz que EUA se preparam para ataque “mais forte” contra o Irã caso negociações fracassem

A declaração foi feita enquanto o vice-presidente J.D. Vance se deslocava para Islamabad.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (10) que o país poderá retomar ataques contra o Irã caso as negociações previstas para este sábado (11), no Paquistão, não avancem ou se o cessar-fogo anunciado anteriormente for descumprido.

A declaração foi feita enquanto o vice-presidente J.D. Vance se deslocava para Islamabad, onde liderará a delegação americana nas tratativas com representantes iranianos. Segundo Trump, o encontro é visto como uma tentativa de evitar uma nova escalada militar, embora o governo já considere a possibilidade de insucesso.

Foto: ONU/Loey FelipeDonald Trump
Donald Trump

O presidente destacou que os Estados Unidos já estão se preparando para um eventual confronto. “Estamos preparando uma retomada (da ofensiva). Estamos carregando os navios com a melhor munição, as melhores armas jamais fabricadas. Inclusive melhores que as que utilizamos anteriormente, e com aquelas os fizemos em pedaços”, disse em entrevista ao New York Post.

Na sequência, Trump condicionou o uso do arsenal ao resultado das negociações. “Se não chegarmos a um acordo, as utilizaremos, e as utilizaremos com grande eficácia”, afirmou.

Ao comentar o comportamento dos representantes iranianos, o presidente demonstrou desconfiança. “Estamos lidando com pessoas que não sabemos se dizem a verdade ou não”, declarou. Ele acrescentou: “Na nossa frente, afirmam que estão se desfazendo de todas as armas nucleares, que já não resta nada. Mas depois vão à imprensa e dizem: ‘Não, na realidade gostaríamos de enriquecer urânio’. Assim, logo vamos descobrir”.

Segundo Trump, o principal objetivo das negociações será o fim completo do programa nuclear iraniano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.