O regime islâmico do Irã ameaçou neste domingo (28) intensificar os ataques contra os Estados Unidos e afirmou que bases militares americanas “viverão um inferno” nos próximos dias. A declaração foi feita após Teerã lançar mísseis e drones contra bases dos EUA no Kuwait e no Bahrein, em resposta a bombardeios americanos contra alvos militares iranianos.
A ameaça ocorre apesar das tentativas de preservação do acordo provisório de cessar-fogo firmado entre os dois países. O memorando de entendimento, assinado em 17 de junho para encerrar as hostilidades, durou menos de duas semanas e está comprometido diante dos novos impasses entre Estados Unidos e Irã, o que, por hora, afasta qualquer possibilidade de uma trégua definitiva.
Segundo o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), dez instalações ligadas a mísseis, drones e radares costeiros foram atingidas após uma nova violação do cessar-fogo atribuída ao Irã. O presidente Donald Trump afirmou que Washington poderá ampliar a ofensiva caso os ataques iranianos continuem.
A nova escalada ocorre em meio ao impasse sobre a reabertura do Estreito de Ormuz. O Irã insiste que a rota marítima seja administrada sob seu controle e advertiu que responderá de forma ainda mais severa a qualquer nova ação dos Estados Unidos.
Lilian Aragão
Ver todos os comentários | 0 |