Fechar
GP1

Centro Novo do Maranhão - Maranhão

Polícia Federal prende acusado de tráfico de pessoas no Maranhão

A segunda fase da Operação “Finita Servus” foi deflagrada pela Polícia Federal nessa quinta-feira (27).

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou nessa quinta-feira (27) a segunda fase da Operação “Finita Servus”, para dar cumprimento a mandados de prisão preventiva e busca e apreensão na cidade de Centro Novo do Maranhão, na investigação que visa combater o tráfico de pessoas.

A partir da análise das provas colhidas na primeira fase da Operação "Finita Servus", a Polícia Federal constatou indícios de que um dos investigados continuava traficando pessoas e em razão disso foi o solicitada sua prisão secção judiciária do Maranhão, que prontamente atendeu ao pedido.

Entenda o caso

A investigação da Polícia Federal apurou que trabalhadores maranhenses são aliciados, mediante fraude e abuso da condição de vulnerabilidade socioeconômica das vítimas, com a promessa de trabalho, alojamento e alimentação pagos pela empresa contratante, sendo assim convencidos a aceitar a proposta de emprego no estado de Santa Catarina.

Ao chegarem ao destino, eles descobrem que foram enganados, obrigados a residir em alojamentos abarrotados sem condições mínimas de viver com dignidade, bem como parte de seu salário e documentos retidos pelos empregadores com a justificativa de pagamento pelas despesas do período, caracterizando, assim, a tráfico de pessoas com a elementar de redução a condição análoga à de escravo.

Na primeira fase foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, também expedidos pela Justiça Federal, após representação da autoridade policial, sendo dois em Santa Inês/MA, um em Centro Novo do Maranhão e dois em São Joaquim/SC.

Os investigados poderão responder pelos seguintes crimes: reduzir alguém a condição análoga à de escravo (Art. 149 do CPB) e de tráfico de pessoas (Art. 149-A, inciso II, do CPB), dentre outros. A operação foi denominada Finita Servus, termo oriundo do Latim, utilizado no Império Romano, indicando o fim da escravidão.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.