Fechar
GP1

Timon - Maranhão

Estudo alerta sobre uso exagerado de medicamentos opioides na UPA de Timon

Pesquisa alerta também sobre a ausência de farmacêuticos clínicos para acompanhar o uso dos medicamentos.

Uma pesquisa realizada durante o primeiro trimestre (janeiro, fevereiro e março) de 2023, alertou para o uso exacerbado de analgésicos opioides na Unidade de Pronto Atendimento do município de Timon e apontou que de 1485 prescrições analisadas, foram usados em pacientes, medicamentos para dores agudas ou crônicas, que podem causar dependência. As principais substâncias utilizadas foram: Tramadol, Morfina e Fentanil. O trabalho foi conduzido por pesquisadores do curso de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho.

Confira aqui o estudo

O alerta do estudo ocorre devido ao alto número de prescrições dos opioides na UPA de Timon e também devido à ausência de farmacêuticos clínicos para acompanhar os pacientes que usam os medicamentos, pois com o quadro baixo de profissionais da área, se sobrecarregam em cuidar da dispensação dos remédios.

Foto: Reprodução/Prefeitura de TimonUPA de Timon
UPA de Timon

Os dados da pesquisa mencionam que, durante três meses, foram coletados e analisados prontuários que continham opioides e seus derivados. O total de 1485 prescrições foram registradas na unidade hospitalar e os resultados indicaram que o Tramadol foi o mais utilizado, com uma prevalência de 37,98% para o sexo masculino e 28,61% para o sexo feminino.

Outro medicamento utilizado foi a Morfina, prescrita em 24,91% dos casos para o sexo masculino e em 6,80% dos casos para o sexo feminino. Já o Fentanil foi prescrito em 1,75% dos casos para o sexo masculino e em 0,40% dos casos para o sexo feminino. Todos esses medicamentos foram prescritos para alívio de dores agudas ou crônicas e causam tolerância e dependência.

O risco da dependência e tolerância de opioides existe porque o analgésico representa uma dualidade, pois, ao mesmo tempo que beneficia o usuário no controle da dor, pode acarretar efeitos adversos que preocupam sobre sua utilização. Conforme os pesquisadores, a prescrição de opioides realizada sem observação e padronização evidencia um dado alarmante, pois apesar do uso ser indispensável, é importante ter um controle quanto a administração, para serem usados de forma racional e segura.

Foto: Arquivo pessoalEsdras Matheus da Rocha Santos, Nayla Grazielly Alencar de Sousa, ambos egressos do curso de Farmácia e Raimundo Nonato Cardoso  Miranda Júnior, docente dos pesquisadores
Esdras Matheus da Rocha Santos, Nayla Grazielly Alencar de Sousa, ambos egressos do curso de Farmácia e Raimundo Nonato Cardoso Miranda Júnior, docente dos pesquisadores

Segundo os pesquisadores, a pesquisa foi feita levando em consideração o contexto mundial da crise dos opioides, a exemplo dos Estados Unidos, onde só em 2021, mais de 100 mil pessoas morreram por overdose de Fentanil, um aumento de 279% em relação a 2016.

No Brasil, ocorreu um aumento na demanda por opioides sintéticos, como o Fentanil. Em abril deste ano, lotes irregulares de Fentanil foram apreendidos pela Polícia Federal no Amazonas, o que alertou sobre o crescimento e a fabricação clandestina dessas drogas vendidas pelo narcotráfico.

Outro lado

O GP1 procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), através do telefone disponibilizado na internet, mas nenhuma das chamadas foi atendida. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.