Fechar
GP1

São Luís - Maranhão

Manchas na água de praias de São Luís geram preocupação entre banhistas

A causa da alteração ainda é incerta, mas é importante destacar que o período chuvoso pode influenciar.

Nos últimos dias, a água do mar em alguns trechos da orla de São Luís tem gerado preocupação entre os banhistas e chamado a atenção de quem passa pela região. Manchas de cor marrom foram observadas nas praias de São Marcos e Calhau, com a faixa de areia também apresentando manchas de tonalidade semelhante. Além disso, a espuma do mar se tornou visivelmente mais escura.

Apesar de ainda não ser possível afirmar a causa exata dessa alteração, é importante destacar que o período de chuvas, típico desta época do ano, pode ser um dos fatores que influenciam na coloração da água. Além disso, ao longo da orla de São Luís, há diversas saídas de esgoto que, em alguns casos, acabam se misturando à água do mar.

Em resposta a essa situação, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) enviou uma equipe técnica para monitorar a área. A equipe realizou a coleta de amostras de água e está analisando as possíveis causas da mudança na coloração da água, além de avaliar se há riscos para a saúde dos banhistas. A Sema informou que o laudo técnico, com os resultados das análises, tem previsão de conclusão até o fim desta terça-feira (25).

Além disso, a Sema divulgou o resultado de um novo laudo de balneabilidade referente ao período de 18 de fevereiro a 17 de março de 2025. O estudo identificou que 14 dos 22 trechos de praias da Região Metropolitana de São Luís estão impróprios para banho. A análise constatou níveis de contaminação em diversas áreas, tornando essas regiões inadequadas para o lazer da população. Entre os locais mais afetados estão a Praia Ponta d’Areia, Praia do Farol, Praia de São Marcos, Praia do Calhau, Praia do Olho d’Água e Praia Olho de Porco, com destaque para pontos próximos a estações elevatórias de esgoto e áreas movimentadas.

A Sema orientou que os banhistas evitem a prática de atividades nas áreas que foram identificadas como impróprias para banho, enquanto as análises sobre as manchas e a qualidade da água continuam.

Confira à nota da Secretaria:

"A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informa que tomou conhecimento das manchas na água observadas em trechos da orla de São Luís e prontamente, uma equipe técnica foi enviada ao local para monitoramento da situação.

A coleta de amostras da água foi realizada, e as análises estão em andamento para identificar as possíveis causas da alteração na coloração. O laudo técnico, que apontará os resultados, tem previsão de conclusão até o fim desta terça-feira (25)".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.