O juiz Raul José Duarte Goulart Júnior, da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de Timon, recebeu denúncia e tornou réu os advogados Jonas José Rocha Rodrigues, Maysa Chrislayne de Assis Sousa Silva e Liliana Silva Rodrigues de Souza, por organização criminosa e envolvimento com a facção Bonde dos 40, que tem atuação no Piauí e no Maranhão.
A decisão foi dada no dia 3 de abril deste ano. Além dos advogados, viraram réus: Raniel dos Santos Dantas, vulgo ‘Paquistão’; Lucas Farias dos Santos; Ernando Sérgio Carvalho Filho; Diego Alves Costa e Kaique Ferreira dos Santos, apontados como membros do Bonde dos 40.

A denúncia foi apresentada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate as Organizações Criminosas (GAECO) do Maranhão após a Operação Mercúrio, deflagrada em dezembro de 2024.
Segundo a peça denunciatória, Jonas José Rocha Rodrigues transportou e forneceu drogas nas dependências da Unidade Prisional de Ressocialização de Timon – UPTIM. Ele foi interceptado no dia 30 de abril de 2024, dentro da sala da OAB na unidade prisional, retirando entorpecentes dos sapatos e entregando para o preso Diego Alves Costa, que engoliu as substâncias. Já no dia 3 de junho de 2024, o advogado repetiu o mesmo ‘protocolo’ com o detento Kaique Ferreira dos Santos.
Na denúncia também consta “que foi possível colher imagens de cartas extraídas do celular de Jonas José. As missivas tratariam de transporte de drogas para dentro da UPTIM, bem como quanto ao gerenciamento de vendas e cobranças em benefício da facção criminosa ‘Bonde dos 40’”.
As cartas eram enviadas pelos presos Lucas Farias dos Santos e Ernando Sérgio Carvalho Filho aos advogados Jonas José e Maysa Chrislayne de Assis Sousa Silva, que tinha a função de “cobradora de dívidas”.
Já a advogada Liliana Silva Rodrigues de Souza foi presa em flagrante no dia 9 de julho de 2024 ao tentar ingressar na unidade prisional carregando consigo seis trouxas de maconha e cocaína escondidas em seus sapatos. No momento da prisão, ela pretendia visitar os internos Airton Bispo Silva e Irlande do Nascimento Viana.
Ver todos os comentários | 0 |