Fechar
GP1

Mundo

Cresce número de peruanos que querem se mudar para o Uruguai

Dentre as vantagens de morar no país, estão a estabilidade econômica e política e a gestão da pandemia.

Desde que o presidente de esquerda Pedro Castillo assumiu o comando do Peru, a incerteza política fez com que o povo peruano passasse a admitir a possibilidade de buscar outro local para morar. Um dos destinos mais avaliados pelos peruanos é o Uruguai.

O Governo Castillo ainda não anunciou medidas concretas, mas dentre os motivos que fazem com que os peruanos deixem seu país de origem, está a preocupação com possíveis restrições de capital, empresas e pessoas. Conforme Diego Tognazzolo, sócio da assessoria tributária, jurídica e contábil da PwC Uruguai, a estabilidade Uruguai também é uma das vantagens para ir para o país.

Dentre as vantagens de morar no Uruguai, comandado atualmente pelo presidente Luis Lacalle Pou, estão a estabilidade econômica e política e a gestão da pandemia. Lacalle interrompeu 15 anos de coalizão esquerdista e tem atraído estrangeiros de diversos locais do mundo para o Uruguai.

Quem são

A maioria dos interessados em se mudar para o Uruguai são empresários e investidores na área de serviços, fundos de investimento, software, silvicultura ou comercialização de bens para a região. Alguns dos projetos pretendem se instalar em zonas francas, podendo inclusive alavancar a criação de empregos no Uruguai.

O diretor executivo do Instituto Uruguai XXI, Sebástian Risso, informou que o interesse dos peruanos no Uruguai tem aumentado de forma exponencial após a eleição de Castillo.

O caso argentino

Embora o número de peruanos que querem migrar para o Uruguai esteja crescendo, o número ainda é muito menor do que o que aconteceu na Argentina em 2020. Por conta das medidas fiscais impostas pelo presidente Alberto Fernández, da Argentina, em menos de quatro meses foram 25 mil argentinos que se mudaram para o Uruguai.

O número de argentinos que migraram para o Uruguai foi maior que o número de venezuelanos, que sempre estiveram no topo da lista entre nacionalidades que pretendem se mudar para o país.

Para realizar o processo de residência legal no Uruguai, a imigração exige que o candidato mostre carteira de vacinação vigente, ficha criminal, carteira de saúde, declaração de meio de vida, certidão de nascimento e de casamento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.