Fechar
GP1

Mundo

Algumas tropas russas estão se rendendo, diz oficial do Pentágono

O funcionário do Pentágono se recusou a dizer como os militares fizeram essas avaliações.

Atormentados pela baixa moral, bem como pela escassez de combustível e alimentos, alguns soldados russos na Ucrânia se renderam em massa ou sabotaram seus próprios veículos para evitar combates, disse um alto funcionário do Pentágono nesta terça-feira, 1º.

Algumas unidades russas inteiras depuseram suas armas sem lutar depois de confrontar a defesa ucraniana surpreendentemente dura, disse o oficial. Um número significativo das tropas russas são jovens recrutas mal treinados e mal preparados para o ataque total. E, em alguns casos, as tropas russas abriram buracos deliberadamente nos tanques de gasolina de seus veículos, presumivelmente para evitar o combate, disse a autoridade.

O funcionário do Pentágono se recusou a dizer como os militares fizeram essas avaliações – presumivelmente um mosaico de inteligência, incluindo declarações de soldados russos capturados e interceptações de comunicações – ou quão amplos esses contratempos podem ser no campo de batalha.

Mas, juntos, esses fatores podem ajudar a explicar por que as forças russas, incluindo um gigantesco comboio de tanques e veículos blindados de 64 quilômetros perto de Kiev, capital da Ucrânia, quase se arrastaram nos últimos dois dias, disseram autoridades dos EUA.

Além de lidar com a escassez de combustível, alimentos e peças sobressalentes, disse o funcionário do Pentágono, os comandantes russos que lideram essa coluna blindada em direção a Kiev também podem estar “reagrupando e repensando” seus planos de batalha, fazendo ajustes em tempo real para ganhar tempo para o que a inteligência dos EUA e oficiais militares dizem que é um impulso inevitável nos próximos dias para cercar e, finalmente, capturar a capital.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.