Fechar
GP1

Mundo

Filha de brasileira está entre reféns do grupo terrorista Hamas

Celeste Fishbein é filha de uma família de judeus brasileiros que reside em Israel.

A tensão persiste na região de Gaza, onde um ataque-surpresa do grupo terrorista Hamas, ocorrido em 7 de outubro, resultou em um número alarmante de vítimas e reféns. Entre os 120 reféns do grupo encontra-se uma jovem de 18 anos, de origem brasileira, identificada como Celeste Fishbein.

Celeste é filha de uma família de judeus brasileiros que reside em Israel. Ela trabalhava como babá em um kibutz na comunidade agrícola de Beeri, onde vivia com aproximadamente 900 moradores. A mãe e avós de Celeste, que também nasceram no Brasil, vivem em outro kibutz na região de Gaza, após terem se mudado de São Paulo.

Foto: Reprodução/InstagramCeleste Fishbein
Celeste Fishbein

O desaparecimento de Celeste ocorreu no dia da invasão do Hamas. Segundo relatos, a jovem estava na casa de seu namorado e chegou a enviar uma mensagem para sua mãe, mas posteriormente perdeu-se o contato. O tio de Celeste, Mario Fishbein, um guia turístico de 67 anos, descreveu o terrível momento vivido pela família durante o ataque: "Minha irmã, minha mãe e o meu sobrinho, irmão de Celeste, ficaram no bunker sem água e luz por 24 horas. Eles escutaram aterrorizados o Hamas tentando invadir o local. Um horror."

A família só conseguiu sair do bunker quando uma patrulha israelense de resgate chegou para auxiliá-los, aproximadamente 20 horas após o ataque. Mario Fishbein também relatou que manteve contato com Celeste pelo WhatsApp até cerca de 11h20 do sábado, 7 de outubro, momento em que ela parou de responder. O namorado da jovem também está desaparecido.

A situação dos reféns, conforme relatada pelo governo israelense, é dramática, abrangendo mulheres, crianças, idosos e até mesmo bebês de apenas oito meses. O conflito entre Israel e o Hamas já resultou em um número devastador de vítimas, com estimativas oficiais apontando para pelo menos 3,6 mil mortos, de acordo com informações divulgadas por autoridades dos dois lados.

A comunidade internacional segue acompanhando com grande preocupação a situação em Gaza, buscando soluções para garantir a libertação dos reféns e promover um cessar-fogo que possibilite o restabelecimento da paz na região, que enfrenta uma das crises humanitárias mais graves dos últimos tempos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.