Fechar
GP1

Mundo

Anatel está prestes a obedecer Moraes e retirar o Twitter/X do ar, diz Uol

O contato foi feito via Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é presidido pelo ministro.

A jornalista Andreza Matais, no portal UOL, afirmou neste domingo (07) que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está prestes a retirar o Twitter/X do ar. O contato foi feito via Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido pelo ministro Alexandre de Moraes. A ação afetará milhões de usuários da plataforma no Brasil.

Segundo a reportagem, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, acionou as principais operadoras de telefonia, as mantendo em estado de prontidão para uma possível execução da ordem. Agora, a agência aguarda a decisão judicial que deverá ser emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a qual a Anatel está pronta para cumprir assim que for recebida.

A informação surge em um momento de alta tensão entre o proprietário do Twitter/X, Elon Musk, e Alexandre de Moraes. Desde a manhã do sábado, dia 6, o bilionário sul-africano vem denunciando as tentativas de censura impostas pelo ministro a perfis brasileiros na plataforma.

A crise entre Elon Musk e Alexandre de Moraes desencadeou uma série de eventos, conforme relata a cronologia dos fatos:

Sábado, às 2h03

O dono do Twitter/X interpela o ministro do STF: “Por que você está determinando tanta censura no Brasil?”.

A indagação de Elon Musk ocorre dias depois da divulgação do Twitter Files Brasil, revelados pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger.

Sábado, às 19h01

Elon Musk interpela publicamente Alexandre de Moraes, questionando os motivos por trás das decisões judiciais que resultaram no bloqueio de perfis populares no Brasil.

Sábado, às 19h31

Trinta minutos após sua primeira declaração, Musk anuncia a retirada das restrições impostas aos perfis brasileiros na plataforma, em resposta às pressões judiciais.

Sábado, às 19h44

Elon Musk cumpre sua palavra e remove as restrições dos perfis bloqueados no Brasil.

A tensão entre o empresário e o ministro pode ter implicações significativas não apenas para a liberdade de expressão online, mas também para o futuro do Twitter no Brasil. O desenrolar desses eventos coloca em foco a delicada relação entre as redes sociais, as autoridades judiciais e a liberdade de expressão no país.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.