Fechar
GP1

Teresina - Piauí

“A prefeitura está enxuta, com suas contas em dia", diz Firmino Filho

"Vamos passar a prefeitura equilibrada para que o próximo prefeito possa iniciar bem sua nova gestão”, enfatizou o prefeito Firmino Filho após reunião com equipe de transição.

Aconteceu, na manhã desta terça-feira (01), a primeira reunião entre a equipe de transição de governo do Dr. Pessoa e o prefeito Firmino Filho. O encontro ocorreu, no Palácio da Cidade, e contou com a presença dos 11 membros da equipe que tem João Henrique Sousa como coordenador.

Em entrevista à imprensa, Firmino Filho garantiu que o novo prefeito encontrará a prefeitura com as contas em dia e com recursos financeiros para obras. “A prefeitura está enxuta, com suas contas em dia e também com vários contratos para investimentos no futuro”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

“Temos quase 1 bilhão de reais em contratos, por exemplo, com o NDB, tem lá 50 milhões de dólares em recursos para construção de 10 grandes escolas, nós temos 100 milhões de reais que foi recentemente tomado emprestado da Caixa Econômica que são para várias obras espalhadas pela cidade, como estradas na zona rural, asfalto, pequenas galerias, calçamentos”, elencou.

Ainda de acordo com o prefeito existem recursos federais destinados à conclusão de obras que já estavam em andamento. “Temos também recursos que estão acordados com o Governo Federal como, por exemplo, a galeria do São Pedro, temos também recursos da CAFI, para várias obras em andamento, como museu da imagem e som, como processo de urbanização do Centro, está perto de R$ 1 bilhão que vai ficar para ser aplicado na próxima gestão”, declarou Firmino Filho.

“Mas o dia-a-dia prefeitura está bastante sadio porque a Lei de Responsabilidade Fiscal exige isso e nós temos que cumprir e é por isso que vamos passar a prefeitura equilibrada para que o próximo prefeito possa iniciar bem sua nova gestão”, enfatizou.

IPMT

Em relação ao IPMT apontado por aliados do Dr. Pessoa com um dos problemas da prefeitura, Firmino disse que os recursos foram bem aplicados e que não há com o que se preocupar. “O IPMT tem caixa hoje de mais de meio bilhão de reais, ao longo do tempo a prefeitura fez sua parte de contribuição e aplicou bem os recursos, então esse meio bilhão de reais dá segurança para aposentadoria dos servidores municipais”, ressaltou.

Sistema Inthegra

Quanto ao sistema Inthegra muito criticado pela população e pelos candidatos durante a campanha, Firmino explicou que os problemas seriam ajustados este ano, o que não foi possível por conta da pandemia.

“O Inthegra estava sendo implementado e este ano era ano de ajuste. Quando chegou a covid-19 o integra foi suspenso, e, na realidade, o sistema de transporte coletivo parou e quando ele retornou, não retornou com o Inthegra, retornou com muita dificuldade porque o sistema faliu, as empresas faliram e, por isso a retomada da circulação do ônibus tem sido gradual porque nem a prefeitura nem o sistema tem recursos necessários para bancar”, esclareceu.

“A prefeitura sofreu muito com a covid-19, junto com toda a cidade, o fechamento econômico nos penalizou muito, o mercado de trabalho penalizou muitos os comerciantes, e esse sofrimento também chegou na prefeitura, que passou 3, 4 meses com as obras paradas, justamente por isso muitos desses recursos vão ser gastos posteriormente, muitas das obras que estavam prestes a concluir não foram concluídas. Sofremos também com queda na arrecadação, todo mundo sofreu”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

João Henrique oficializa nomes da equipe de transição do Dr. Pessoa

Firmino define nomes para iniciar transição com equipe do Dr. Pessoa

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.