Fechar
GP1

Política

Alcolumbre arquiva pedido de instalação da CPI da Lava Toga

Presidente do Senado citou um dispositivo do regimento interno que determina a derrubada da matéria após um prazo de dois dias úteis depois da comunicação de arquivamento.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu arquivar mais um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar tribunais superiores, a chamada "CPI da Lava Toga". O arquivamento foi efetivado na última segunda-feira, 15, com o argumento de que terminou, na quinta-feira passada, 12, o prazo de recursos da votação que derrubou a criação da CPI na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. A CCJ rejeitou a criação da comissão no último dia 10.

Senadores favoráveis à CPI argumentam que Alcolumbre teria de pautar o requerimento no plenário do Senado. Ao arquivar o pedido, o presidente da Casa citou um dispositivo do regimento interno que determina a derrubada da matéria após um prazo de dois dias úteis depois da comunicação de arquivamento. A comunicação entrou no sistema de tramitação do requerimento no dia 10, logo depois da votação na CCJ.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoDavi AlcolumbreDavi Alcolumbre

Nesta terça, Alcolumbre foi questionado durante sessão sobre o arquivamento. "Não houve recurso em tempo regimental para a Comissão", justificou, prometendo detalhar a decisão mais tarde.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senadores avaliam fazer terceiro pedido de CPI da Lava Toga

Comissão do Senado pede arquivamento da CPI da 'Lava Toga'

Senador Ciro Nogueira vota pelo arquivamento da CPI da Lava Toga

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.