Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Aluísio Sampaio aciona Justiça contra Antônio José Lira por calúnia

O vereador acusou Lira de divulgar informação caluniosa e desonrosa em vários grupos no Whatsapp. A interpelação foi ajuizada nessa quinta-feira (29).

O vereador Aluísio Sampaio ingressou, na manhã desta quinta-feira (29), com interpelação judicial contra o ex-vereador Antônio José Lira do qual acusa de divulgar informação caluniosa e desonrosa em vários grupos no Whatsapp.

De acordo com o parlamentar, “a situação vexatória foi amplamente difundida e comentada em veículos de comunicação local, evidenciando a desmedida divulgação e, consequentemente, o grande número de pessoas que tiveram conhecimento do caso”.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Vereador Aluísio Sampaio (PP)Vereador Aluísio Sampaio (PP)

Consta na interpelação, que na mensagem, o ex-vereador se refere diretamente a Aluísio utilizando palavras e expressões de baixo calão exigindo que ele fique com a “boca fechada”, já que não teria segurança e controle para falar.

“Ainda, associa a imagem do vereador a condutas desonrosas e criminosas, levando a conclusões inverídicas de que seria envolvido com compra de votos, desvio de dinheiro público, enriquecimento ilícito e corrupção, bem assim que não conhece a cidade de Teresina, dentre outros absurdos”, diz trecho da interpelação.

Aluísio relatou que a Lira valeu-se de trecho descontextualizado da fala do vereador, no exercício regular de suas funções durante sessão na Câmara, para fazer ataques sem provas e sem nenhuma fundamentação.

Ele destacou ainda o trecho do vídeo que serviu de base para o ataque, que o vereador chamou de injustificado. “O que eu não acho justo é a manipulação da regra do jogo, é o cidadão aqui, procurando partido para chegar aqui nessa casa com uma pontuação pequena. O que eu acho (...)”.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Antônio José Lira Antônio José Lira

Segundo o parlamentar, ele apenas criticou o atual sistema eleitoral brasileiro, de forma legítima e democrática e que um trecho da sua fala foi extraído com o intuito de deturpar a sua manifestação.

“Com base neste segmento, e de maneira completamente descontextualizada, o interpelado passou a tecer ofensas e a atribuir condutas desonrosas a “alguns vereadores” com o fito de induzir os interlocutores da sua mensagem a formarem uma imagem negativa e falsa acerca do interpelante. É evidente que os ataques têm como destinatário o interpelante”, continuou o vereador no documento.

Descrição do aúdio

Na interpelação, o vereador transcreve o áudio divulgado por Antônio José Lira. Veja abaixo:

  • Foto: DivulgaçãoÁudio de Antônio José LiraÁudio de Antônio José Lira
  • Foto: DivulgaçãoÁudio de Antônio José LiraÁudio de Antônio José Lira

Pedidos

Ao final da interpelação é pedido que Antônio José Lira seja notificado para, querendo, no prazo legal, prestar informações necessárias acerca dos fatos imputados a Aluísio Sampaio e a outros vereadores, em especial para esclarecer o teor de suas afirmações e, caso permaneça insistindo na sua veracidade, que apresente documentos e provas que possam embasar as graves acusações que sustenta.

Por fim, é pedido que ele esclareça quem são os vereadores mencionados, de quais fatos tem conhecimento e provas, e quanto a isso, se fez alguma denúncia ou representação aos órgãos de controle a fim de que obtenham-se os elementos necessários à instrução de ação penal condenatória em razão dos fatos narrados.

Outro lado

O GP1 ouviu o ex-vereador Antônio José Lira e a reportagem será publicada ainda nesta quinta-feira (29).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.