Fechar
GP1

Piauí

Apagão atinge Piauí e outros estados do Norte e Nordeste

O GP1 registrou falta de energia em toda a Teresina, nas cidades de Altos, Floriano, Piripiri, Cristino Castro, Esperantina, Bom Jesus, União, Lagoa Alegre, José de Freitas e Miguel Alves.

Um apagão foi registrado, na tarde desta quarta-feira (21), nos municípios do Piauí e em outros estados do Nordeste como parte do Maranhão, Ceará, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte além de estados do Norte como Pará, Amapá e Tocantins. A energia faltou às 15h55.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Funcionário a serviço da EletrobrasFuncionário a serviço da Eletrobras

O GP1 registrou o problema em toda a Teresina, nas cidades de Altos, Floriano, Piripiri, Cristino Castro, Esperantina, Bom Jesus, União, Lagoa Alegre, José de Freitas e Miguel Alves, como também em Timon. A queda de energia também afetou a telefonia móvel.

Restabelecimento

Em alguns pontos de Teresina como Centro, partes das zonas leste, norte e Sul a energia voltou por volta das 17h30.

Eletrobras

A Eletrobras Distribuição Piauí enviou nota esclarecimento informando que a falta de energia foi ocasionada por uma falha no fornecimento na rede básica.e que há informações de que houve problemas na Usina Hidrelétrica de Belo Monte que fica no estado do Pará.

Confira abaixo a nota na íntegra

Nota de esclarecimento

A Eletrobras Distribuição Piauí informa que a falta de energia elétrica que ocorre, neste instante, no Piauí e outros Estados do Nordeste, foi causada por falha no fornecimento na rede básica.

Os primeiros indícios é de que houve problema na usina de Belo Monte, no Estado do Pará.

ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também divulgou nota em que afirma estar trabalhando para normalizar funcionamento da usina, que teve 22,5% da carga total comprometida. Veja abaixo:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.