Fechar
GP1

Sebastião Leal - Piauí

Aumento do nível da água na Barragem do Bezerro preocupa gestores

O Idepi informou, no início desse mês, que a previsão é que a Barragem do Bezerro receba uma restauração mais completa e definitiva em janeiro do próximo ano.

A Barragem do Bezerro, localizada no município de José de Freitas, em abril de 2018, sofreu uma ameaça de rompimento devido ao aumento do volume de água das chuvas que caíram no Piauí. Na época, algumas ações foram realizadas tanto pelo Governo Federal quanto pelo Governo Estadual, mas alguns problemas não foram resolvidos como uma fissura, que ainda existe na estrutura.

Em entrevista ao GP1, o vice-prefeito de José de Freitas, Antônio Abreu, explicou que a verba não foi repassada para que a obra fosse feita. “Existe uma fissura na barragem que surgiu ano passado e, até hoje, continua. Foi feito o regime de emergência e ficou acordado que o Governo Federal iria repassar os recursos, mas até agora não repassou. Só que o Governo Estadual está fazendo uma licitação por conta própria”, contou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Barragem do Bezerro em José de FreitasBarragem do Bezerro em José de Freitas

Porém, o gestor assegurou que a barragem não corre o risco de rompimento pois, até o momento, o nível das águas está dentro da normalidade. “Nós ficamos apreensivos porque o problema continua, mas com esse nível de chuvas não oferece risco, até porque foi feito um serviço de aprofundamento no sangradouro. Eu creio que a barragem não corre um risco iminente, mas o repasse deve ser feito. Se o volume de água aumentar podem surgir outros problemas”, contou.

Investigação sobre danos ambientais

O promotor Flávio Teixeira de Abreu Júnior, do Ministério Público do Estado do Piauí, instaurou um inquérito civil público para investigar uma denúncia de possíveis danos ambientais nos rios e riachos em José de Freitas, que estaria influenciando a Barragem do Bezerro.

O promotor explicou que recebeu um relatório de jovens da cidade informando sobre um levantamento realizado ao longo do Rio Maratoan, onde eles verificaram uma intensa poluição em suas margens.

Reforma da Barragem

O Instituto de desenvolvimento do Piauí (Idepi) informou, no início desse mês, que a previsão é que a Barragem do Bezerro receba uma restauração mais completa e definitiva em janeiro do próximo ano. Outros locais também vão receber uma atenção especial como na Barragem do Emparedado, em Campo Maior; Barragem Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato; e a Barragem Pedra Redonda, em conceição do Canindé.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias autoriza recuperação da Barragem do Bezerro

Vazamento na Barragem do Bezerro acaba e não há risco de rompimento

Wellington Dias diz que governo já tinha vistoriado Barragem do Bezerro

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.