Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Câmara propõe 15% de verba dos vereadores para Saúde de Teresina

O presidente da Câmara diz que a medida de Firmino engessa a liberdade dos vereadores que podem destinar as verbas para seis atividades, como calçamentos e asfaltos.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (PSDB) sugeriu ao prefeito Firmino Filho (PSDB) que a porcentagem da verba de vereadores destinada para a Saúde do município caia de 50% para 15%. Jeová entende que a proposta do prefeito, que por Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pretende obrigar os vereadores a destinar 50% da verba orçamentária dos vereadores à Saúde, “engessa” a liberdade dos vereadores.

A líder do prefeito na Câmara, vereadora Graça Amorim, vai se reunir com o prefeito ainda nesta quarta-feira (22) para levar a reivindicação. Até mesmo a base do prefeito na Casa está resistente à proposta.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Jeová AlencarJeová Alencar

“A gente não pode ter esse retrocesso. Vereador é muito próximo da população, sabe da sua dificuldades e quer dar sua colaboração seja com asfalto, calçamento, seja na recuperação de uma praça. Uma emenda não dá para construir um hospital porque não é só construir, é construir e manter. Então isso não dá, mas já um calçamento para quem mora em uma rua que no inverno é lama e no verão é poeira, é de grande importância”, disse.

R$ 800 mil de emendas

Jeová disse ainda que cada vereador conta com R$ 800 mil dentro do orçamento e esse valor poderá ser destinado para até seis atividades. O presidente da Casa defendeu que o prefeito peça para os vereadores da base que destinem esse valor para a Saúde do município.

“O prefeito tem sua base bastante elástica, 23 vereadores a quem ele pode solicitar esse orçamento para sua base. Não pode é engessar ou colocar da forma como está na LDO porque de acordo com nossa Lei Orgânica, como está na LDO está inconstitucional”, disse.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Jeová Alencar defende liberdade de vereadores para destinar emendas

Firmino Filho diz que lei resguarda emenda de 50% para saúde

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.