Fechar
GP1

Araripina - Pernambuco

Carro de deputada ex-chefe da polícia do Rio é alvo de tiros

Delegada Martha Rocha (PDT) não foi ferida; motorista foi atingido, mas foi atendido em um hospital e recebeu alta.

O carro onde estava a deputada estadual e ex-chefe da Polícia do Rio, a delegada Martha Rocha (PDT), foi atingido por tiros, na manhã deste domingo, 13, na Penha, na zona norte do Rio. A parlamentar não foi ferida. O motorista, que é policial militar, foi atingido na perna direita e levado ao Hospital Getúlio Vargas, mas já teve alta. O veículo era blindado.

Segundo a assessoria da deputada, Martha estava indo buscar a mãe, que mora no bairro, para ir à igreja, no momento da ação. No caminho, um homem de capuz com um fuzil abordou o carro e atirou. Não se sabe se o crime trata-se de um assalto ou um atentado, segundo sua assessoria.“Segundo a vítima, o mesmo encontrava-se dirigindo para a Dr. Martha Rocha, quando foi abordado por elementos de fuzil que realizaram disparos contra o carro atingindo o mesmo”, diz o registro da polícia.

  • Foto: Facebook/ Martha RochaDeputada Martha RochaDeputada Martha Rocha

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da capital, já que envolve uma vítima parlamentar. A ocorrência foi registrada pelo 16° Batalhão de Polícia Militar. A ação aconteceu na Rua Belizário Pena, próxima a Avenida Brasil.

Deputada recebeu ameaça há cerca de um mês

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano, disse que a deputada estadual e ex-chefe da Polícia Civil do Rio, delegada Martha Rocha (PDT), recebeu uma ameaça de morte entre o final de novembro e o início de dezembro do ano passado.

Segundo o presidente, na ocasião, ele e a delegada foram até o Centro de Inteligência e Controle da Secretaria de Segurança para comunicar o ocorrido ao então interventor federal, general Braga Netto, e ao então secretário de segurança, general Richard Nunes.

“Nós nos reunimos com eles e contamos o que aconteceu. Não podemos entrar mais em detalhes sobre a ameaça por questões de segurança. Mas posso que teria partido de milicianos que estariam tramando a morte dela”, disse o deputado.

No entanto, o presidente da Alerj disse não saber se o acontecido neste domingo, 13, quando o carro onde a deputada estava foi atingido por tiros na Penha, na zona norte do Rio, teve a ver com a ameaça ou se tratou de um assalto.

O deputado disse ainda que, atualmente, há de quatro a cinco parlamentares ameaçados na Casa. “Quando é assim, deixamos a cargo dos deputados escolherem se querem receber escolta policial ou não. É uma questão particular”, disse.Em nota oficial, a Alerj comunicou que considera “extremamente grave” o ataque a tiros contra o veículo onde estava a deputada. “O presidente em exercício da Alerj, André Ceciliano, conversou com o governador Wilson Witzel, que imediatamente enviou ao hospital o secretário da Polícia Civil Marcus Vinicius Braga. A ALERJ espera que o caso seja apurado com urgência para prisão e punição dos responsáveis”, informou.

Governador do Rio

O governador Wilson Witzel (PSC) divulgou há pouco uma nota oficial sobre os tiros que atingiram o veículo no qual viajavam a deputada Martha Rocha e seu motorista na manhã deste domingo. Witzel reafirmou a necessidade de que “bandidos sejam tratados como terroristas."

"Já determinei ao secretário da Polícia Civil, Marcus Vinicius Braga, que concentre todos os esforços na elucidação desse crime, que atinge não somente a deputada Martha Rocha, mas todo o povo do Estado do Rio de Janeiro. No meu governo, atentados como este, praticados por bandidos que colocam em risco o direito de ir e vir dos cidadãos de bem, serão esclarecidos e punidos exemplarmente. Esse lamentável episódio confirma mais uma vez a necessidade de que esses bandidos sejam tratados como terroristas, porque atuam desta maneira. A legislação brasileira tem que estar à altura da gravidade dos crimes, que mostram uma face do terrorismo e que estão sendo cometidos contra o nosso estado e o nosso país", disse.

Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) divulgou há pouco uma nota oficial sobre o ataque sofrido pela deputada estadual Martha Rocha na manhã deste domingo. “O atentado configura-se num ato de extrema gravidade sobretudo por tratar-se, mais uma vez, de uma parlamentar, o que representa uma tentativa de intimidação e ameaça ao Democrático de Direito. O MPRJ manifesta sua solidariedade à deputada e a seu motorista ferido e esclarece que acompanhará com rigor a condução das investigações policiais, a cargo da Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, assim como coloca à disposição das autoridades do Estado suas equipes de investigação para completa elucidação do caso da forma mais célere possível como exige a gravidade da situação.”

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.