Fechar
GP1

Saúde

China autoriza testes em humanos de vacina por spray nasal contra covid-19

Especialistas dizem que conclusão das três fases dos testes levaria pelo menos um ano; estudos começarão em novembro.

A China autorizou o início de testes clínicos em humanos de mais uma possível vacina contra o novo coronavírus - esta seria a única candidata em todo o mundo a ser administrada por spray nasal em vez de injeção, informou o portal de notícias Sina nesta sexta-feira, 11.

Depois de receber aprovação da Administração Nacional de Produtos Médicos, este imunizante começará a primeira fase de estudos em novembro com uma centena de voluntários na cidade costeira de Dongtai, na província oriental de Jiangsu. O projeto foi desenvolvido em conjunto pelas universidades de Xiamen e Hong Kong e a empresa de biotecnologia de Pequim Wantai.

Os especialistas citados pela imprensa estatal afirmam que a conclusão das três fases de testes levaria pelo menos um ano. Mas, se eficaz, a vacina poderia oferecer uma "dupla imunidade" contra o coronavírus causador da covid-19 e da gripe.

A razão para isso é que fragmentos da espícula (proteína que forma a "coroa" e dá nome ao agente infeccioso) do SARS-CoV-2 têm sido usados ??em vírus atenuados da gripe comum.

Os pesquisadores do projeto esperam que, ao administrar a vacina por spray nasal, a via habitual de infecção dos vírus respiratórios, seja induzida uma resposta imunológica, embora ainda não se saiba se a proteção duraria mais ou menos do que se fosse injetada.

Por enquanto, são esperados apenas efeitos colaterais leves, como rinorréia (congestão nasal), apesar de ser possível asma ou falta de ar. Se bem-sucedido, esse método facilitaria as campanhas de vacinação e também seria mais fácil de produzir, aponta o jornal oficial Global Times.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.