Fechar
GP1

Piauí

CNJ investiga 1.400 transposições de cargo no Tribunal de Justiça do Piauí

O Pedido de Providências começará a ser julgado pelo plenário virtual do Conselho Nacional de Justiça na próxima quinta-feira (12).

O plenário virtual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa a julgar na próxima quinta-feira (12) o Pedido de Providências que apura as transposições de cargo ocorridas no âmbito do Tribunal de Justiça do Piauí.

Há indícios de que a Corte teria violado a regra constitucional do concurso público ao elevar mais de 1.400 (um mil e quatrocentos) servidores ocupantes de cargo de nível médio para cargo de nível superior.

Transposição é a transferência do servidor público para outro cargo, de carreira diversa daquela para a qual foi originariamente admitido.

O julgamento virtual será finalizado às doze horas do dia 20 de novembro de 2020.

O relator do procedimento é o conselheiro Rubens Canuto.

Entenda o caso

Informações colhidas em Procedimento de Controle Administrativo - PCA indicam que nos últimos anos, o Tribunal de Justiça do Piauí teria implementado ascensões/transposições funcionais, contrariando a jurisprudência consolidada no Supremo Tribunal Federal através da Súmula Vinculante n. 43, que aponta ser inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor ocupar cargo que não integra a carreira na qual esteja anteriormente investido,
sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento.

O Tribunal de Justiça apresentou nos autos levantamento detalhado de todos os servidores que exerciam cargo para o qual não era exigida formação em curso superior, mas, posteriormente, foram enquadrados em cargo que possuem o requisito, sem concurso público.

Os servidores ingressaram no procedimento na qualidade de terceiro interessados.

Veja lista de servidores abaixo ou clicando aqui

NOTÍCIA RELACIONADA

CNJ pode anular promoções de 1.400 servidores do Tribunal de Justiça do Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.