Fechar
GP1

Piauí

Conselheiro Abelardo Pio Vilanova toma posse na presidência do TCE

O conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva foi eleito presidente no último dia 29 de outubro de 2018, por unanimidade, para o biênio 2019/2020.

Lucas Dias/GP1 1 / 14 Plenário do Tribunal de Contas do Piauí Plenário do Tribunal de Contas do Piauí
Lucas Dias/GP1 2 / 14 Conselheiro Abelardo Pio Vilanova toma posse como presidente do TCE Conselheiro Abelardo Pio Vilanova toma posse como presidente do TCE
Lucas Dias/GP1 3 / 14 Conselheiro Abelardo Pio Vilanova Conselheiro Abelardo Pio Vilanova
Lucas Dias/GP1 4 / 14 Solenidade no TCE-PI Solenidade no TCE-PI
Lucas Dias/GP1 5 / 14 Erivan Lopes e Cleandro Moura Erivan Lopes e Cleandro Moura
Lucas Dias/GP1 6 / 14 Abelardo Vilanova, presidente do TCE-PI Abelardo Vilanova, presidente do TCE-PI
Lucas Dias/GP1 7 / 14 Erivan Lopes e Wellington Dias Erivan Lopes e Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 8 / 14 Kleber Eulálio e Themístocles Filho Kleber Eulálio e Themístocles Filho
Lucas Dias/GP1 9 / 14 Olavo Rebelo Olavo Rebelo
Lucas Dias/GP1 10 / 14 Themistocles Filho e Wilson Martins Themistocles Filho e Wilson Martins
Lucas Dias/GP1 11 / 14 Wellington Dias e Wilson Martins Wellington Dias e Wilson Martins
Lucas Dias/GP1 12 / 14 Wellington Dias e Themsitsocles Filho Wellington Dias e Themsitsocles Filho
Lucas Dias/GP1 13 / 14 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 14 / 14 Wilson Martins Wilson Martins

O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Abelardo Vilanova, tomou posse na manhã desta quarta-feira (19) em solenidade realizada na sede do TCE-PI, localizada no bairro São Pedro, zona sul de Teresina.

Em entrevista coletiva, o presidente ressaltou que o tribunal vai aumentar a eficácia na apuração dos gastos públicos, focando em fiscalizações por todo o estado. “O tribunal tem procurado aumentar o grau de fiscalização, interiorizando suas ações e devemos ampliar cada vez mais, de modo a verificar a eficiência do gasto público”, pontuou.

Indagado como se darão as ações do TCE frente aos gestores que infringiram a legislação com relação à aplicação de recursos, Aberlardo Vilanova respondeu: “Com relação ao controle e combate a corrupção é permanente essa ação do tribunal, a partir do controle dos gastos, na fiscalização e, por fim, na punição para eventuais desvios de recursos públicos”, pontuou.

O conselheiro Olavo Rebelo, que deixou a presidência da corte, fez uma avaliação positiva enquanto esteve à frente do TCE e ressaltou que, apesar da crise, o tribunal conseguiu fazer com que a Lei de Responsabilidade Fiscal fosse cumprida.

“Nesse período de crise na economia, nas finanças do Piauí e do Brasil como um todo, foi um período difícil de administrar, mas no nosso mandato nós seguimos rigorosamente a lei de responsabilidade fiscal. Estamos fechando o balanço tudo de acordo com o que manda a lei. Trabalhamos a interiorização do Tribunal de Contas, fortalecendo o setor de inteligência do tribunal e obedecemos todo o plano estratégico, trabalhado pelo Conselho de Estratégia do Tribunal de Contas, aplicando tudo aquilo que foi disposto pela equipe que fez o plano”, acrescentou.

O governador Wellington Dias falou sobre o novo presidente, que segundo ele, “é muito experiente e tem uma boa relação” com os demais poderes. Wellington se comprometeu continuar respeitando a independência do tribunal. “Ele é uma pessoa muito experiente, que tem uma boa vivência e uma boa relação não só internamente no Tribunal de Contas do Estado, mas também com os demais poderes. Com certeza vamos trabalhar para também ser parceiros naquilo que são projetos importantes para o tribunal, de investimentos e juntos enfrentar os desafios que temos na governança e claro, sempre respeitando a independência do nosso Tribunal de Contas que é um dos mais experientes do nosso país”, afirmou Wellington.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho, reforçou experiência dos membros do TCE e destacou que o novo presidente terá sucesso em sua gestão. “Aqui é uma casa que tem gente capacitada. Todo mundo aqui tem assessoria importante, técnica e os conselheiros todos têm capacidade. Então o presidente foi eleito já até foi presidente, tem experiência. A gente só deseja mais sucesso”, parabenizou.

O conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva foi eleito presidente no último dia 29 de outubro de 2018, por unanimidade, para o biênio 2019/2020.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.