Fechar
GP1

Picos - Piauí

Coronavírus: Diocese de Picos suspende missas com presença de fiéis

A decisão foi tomada no último dia 18 de março e vale para todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese de Picos.

Em mais um esforço para evitar a propagação do coronavírus, a Diocese de Picos suspendeu a realização de missas com a presença dos fiéis. A decisão foi tomada no último dia 18 de março e vale para todas as paróquias e áreas pastorais.

A nota oficial da Diocese de Picos endereçada ao clero foi assinada pelo bispo dom Plínio José Luz da Silva no último dia 18 de março. Para tomar tal decisão, ele justificou a real situação em que se encontra o mundo por conta da disseminação do coronavírus, classificado pela Organização Mundial da Saúde como pandemia.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Catedral de Picos é fechada aos fiéisCatedral de Picos é fechada aos fiéis

“A partir deste dia 18 de março e enquanto permanecerem os riscos de contágio do COVID-19 (Coronavírus), celebrar a missa nos horários de costume, apenas nas Igrejas Matrizes das Paróquias e sedas das Áreas Pastorais, sem a participação do povo, isto é, apenas com o sacerdote e uma pequena equipe de liturgia e canto, no máximo dez pessoas” – orientou dom Plínio.

Na nota, dom Plínio José ressalta que, para facilitar a participação dos fiéis em suas casas, as celebrações, na medida do possível, serão transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação social, como Rádio, TV, Facebook, Instagram e outros.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Durante a semana Catedral de Picos é aberta apenas para as orações dos fiéisDurante a semana Catedral de Picos é aberta apenas para as orações dos fiéis

“Sugerimos aos padres que orientam os fiéis a não se dirigirem à igreja para participarem das celebrações, mas acompanhem as mesmas em suas residências, através dos meios de comunicação supracitados, com seus familiares” – reforça dom Plínio José.

O bispo diocesano de Picos conclui informando que, com essas orientações ficam revogadas as disposições anteriores que haviam sido tomadas no dia 16 de março. Naquela oportunidade a igreja fazia algumas restrições, como a interrupção de atividades que envolvessem grande número de pessoas, como procissões, assembleias, encontros de pastorais, etc.

Permitia, no entanto, as celebrações, apesar de algumas restrições aos fiéis, que deveriam evitar os abrações, apertos de mãos e diálogo muito próximo entre as pessoas.

Com as novas medidas, as celebrações na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, estão acontecendo de portas fechadas de segunda- feira a sábado às 9 horas da manhã. Aos domingos, as missas são rezadas as 9 e às 19 horas.

Durante a semana, a Catedral de Picos permanece aberta durante o dia apenas para a visitação dos fiéis, que para lá se dirigem a fim de fazerem as suas orações.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.