Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Coronavírus: jovem que esteve na Itália é 2º caso suspeito em Teresina

"É um paciente jovem de 25 anos que esteve passeando pela Europa, inclusive passou pela Itália, uma mulher", informou o diretor do Hospital Natan Portela, José Noronha.

Uma jovem de 25 anos que viajou recentemente para a Itália e procurou atendimento no Hospital Natan Portela, na manhã desta sexta-feira (28), é o segundo caso suspeito de coronavírus em Teresina, confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi).

A assessoria de comunicação da secretaria informou ao GP1 que o caso se assemelha a primeira suspeita. O caso será notificado e encaminhado para o Comitê de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde. Os dois pacientes passaram por exames e ficarão de quarentena.

"É uma paciente jovem de 25 anos que esteve passeando pela Europa, inclusive passou pela Itália, uma mulher. O de ontem é homem, de 22 anos, ele passou no aeroporto internacional na Europa. A paciente do segundo caso está bem, ela apresentou um resfriado simples, foi avaliada e não apresenta nenhum sinal de gravidade, atualmente ela está de quarentena domiciliar, foram coletadas amostras e essas amostras foram enviadas para o Lacen, a resposta deve sair em até 72 horas", informou o médico José Noronha, diretor do hospital de doenças tropicais Natan Portela ao GP1.

  • Foto: Alef Leão/GP1José NoronhaJosé Noronha

"Uma vez que a amostra é coletada, ela vai para os laboratórios centrais do estado e lá eles fazem o painel viral, então será feita a procura pelos vírus respiratórios mais comuns, caso dê positivo, o caso vai notificado como uma síndrome gripal e vai ser descartado da pesquisa do novo coronavírus. Caso seja negativo, a amostra será enviada para um laboratório de referência e quando chega lá é feito o mesmo exame e se dê novamente negativo é feito uma PCR para o novo coronavírus. O de ontem não deu entrada no Natan Portela. Inclusive o Natan Portela não deveria nem receber esse tipo de paciente, eles são apenas terciários", ressaltou.

Primeiro caso

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) comunicou na tarde de quinta-feira (27) que está monitorando um caso suspeito do novo Coronavírus em Teresina. Trata-se de uma pessoa, de 24 anos de idade, que viajou recentemente para vários países, inclusive esteve no aeroporto da França, e apresentou sintomas compatíveis com a doença, que são similares ao de uma gripe comum.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a equipe de saúde está seguindo todas as recomendações do protocolo do Ministério da Saúde. “Foi feita a notificação do caso e colhida amostra de secreção respiratória, para realização dos exames de rotina para síndromes respiratórias. Agora a pessoa encontra-se isolada em domicílio”.

O presidente da FMS, Charles Silveira, afirma ainda que, em Teresina, não há nenhum caso confirmado de Coronavírus. “A população não precisa se alarmar, mas deve seguir os cuidados básicos de prevenção”. Ele explica ainda que a rede de saúde da FMS tem um plano de contingência e pode realizar atendimentos e que, em caso grave, o hospital de referência é o Natan Portela.

Coronavírus

O Coronavírus é o nome de uma família de vírus que causa infecções respiratórias e que se alastrou na China e se espalha por vários países da Europa. Nessas situações, a equipe de saúde notifica a equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, observando o quadro clínico e o roteiro de viagem do paciente nos últimos 14 dias. É feita coleta de exames e isolamento da pessoa com suspeita de infecção.

Amariles Borba, explica que ainda não há vacina ou medicamento específico para combater o Coronavírus, mas há medidas de suporte que devem ser implementadas. “No atendimento, deve-se levar em consideração, por exemplo, os demais diagnósticos diferenciais pertinentes e o adequado manejo clínico. Antes de considerar caso suspeito, é preciso que a equipe de saúde descarte primeiro doenças respiratórias comuns”, esclarece.

Orientações de prevenção do Coronavírus

O GP1 conversou com a gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amparo Salmito, que pontuou as principais orientações acerca dos cuidados que se deve ter em relação ao novo coronavírus, que fez vítimas em vários países no mundo e já possui um caso confirmado no Brasil. Em Teresina, a FMS monitora um paciente que apresentou sintomas análogos aos constatados nos casos de coronavírus.

Amparo Salmito começou a entrevista relatando como diferenciar os sintomas do coronavírus de outras doenças mais comuns, embora muitas vezes os sinais sejam bastante próximos aos casos de gripe.

“Os sintomas do coronavírus são: febre, mal-estar, coriza, tosse seca e um pouco de dor de garganta, esses são alguns dos sinais mais chamativos. Se a doença progredir por acontecer tosse e dificuldade respiratória. Normalmente, a grande maioria dos casos são leves, não são casos que vão precisar de internação, pelo menos é como a epidemia está se comportando agora. Ela pode ser uma doença mais grave nas pessoas que têm outras doenças associadas ou pessoas com mais de 60 anos, como também crianças pequenas pode ter uma forma mais grave”, descreveu.

O que é importante nesse momento

“Como a epidemia está chegando ao país, então os primeiros casos são importantes para dar o diagnóstico, pois se a gente puder evitar o contato quem está portando o vírus nós vamos ter menos casos. Se há essas manifestações e a pessoa tem viagem para áreas de riscos (Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Itália e China) a Organização Mundial de Saúde pede para que não viaje, exceto se for uma coisa muito importante ou uma situação que não possa ser adiada para evitar a transmissão, que ocorre através da tosse ou espirro, pois essa secreção contém vírus”, frisou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anvisa pede a empresas informações sobre produtos contra coronavírus

Brasil já monitora 132 suspeitas de infecção pelo coronavírus

FMS monitora caso suspeito de coronavírus em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.