Fechar
GP1

Saúde

Coronavírus: número de casos confirmados sobe para 37 no Brasil

Apesar do aumento de casos confirmados, o número de casos suspeitos diminuiu de 893, para 876. No total, o Brasil já tem 880 casos descartados.

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarar pandemia de coronavírus nesta quarta-feira (11), o Ministério da Saúde divulgou uma nova lista que apresenta três novos casos da doença no Brasil. Atualmente já são 37 casos confirmados em alguns estados do país.

O Ministério da Saúde aponta que no Brasil, o total de casos confirmados estão distribuídos nos estados de Alagoas (AL); Bahia (BA); Minas Gerais (MG); Espírito Santo (ES); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP); Rio Grande do Sul (RS) e Distrito Federal (DF). Apesar do aumento de casos confirmados, o número de casos suspeitos diminuiu de 893, para 876. No total, o Brasil já tem 880 casos descartados.

Pandemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a confirmação da presença do novo coronavírus em todos os continentes está causando preocupação sobre a capacidade de reação global à doença. O vírus que surgiu na China no fim do ano passado já chegou a mais de 100 países, ultrapassa o número de 4 mil mortes e registra mais de 113 mil infectados.

A parte de prevenção é importante com a incidência do vírus, pois os sintomas da infecção podem se assemelhar a uma gripe comum na maioria das pessoas e, para evitar a propagação do vírus, os órgãos recomendam medidas de higiene simples, como lavar as mãos regularmente e usar álcool em gel.

Planos de saúde

Os testes para diagnóstico de novo coronavírus serão cobertos por planos de saúde, disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, nesta terça-feira, 10. A expectativa da pasta é que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) edite uma resolução em rito simplificado, pulando a etapa de consulta pública, para alterar o rol. "Acredito que nas próximas 48 horas isso será resolvido", declarou.

Em nota, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) informou que o setor de saúde suplementar buscou a ANS para demonstrar sua preocupação diante da situação de saúde vivida no país atualmente em razão do coronavírus.

O órgão manifestou seu compromisso de atuar tanto nos tratamentos de pacientes diagnosticados, conforme cobertura contratada pelo beneficiário, quanto nos testes laboratoriais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USP confirma primeiro caso de coronavírus

Como as empresas devem lidar com o coronavírus?

OMS declara pandemia de coronavírus com 100 países infectados

Planos de saúde devem passar a cobrir exame para novo coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.