Fechar
GP1

Saúde

Coronavírus: o que você precisa saber e como se prevenir

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou situação de pandemia devido risco potencial da doença infecciosa atingir a população mundial de forma simultânea, o que causaria um caos na saúde

O novo coronavírus, o covid-19, surgiu em dezembro de 2019 na China e desde então tem se espalhado pelo mundo, deixando mais de 6 mil pessoas mortas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou situação de pandemia devido risco potencial da doença infecciosa atingir a população mundial de forma simultânea, o que causaria um caos nos sistemas de saúde.

  • Foto: Cadu Rolim/Foto Arena/Estadão ConteúdoCoronavírusCoronavírus

No Brasil muitas medidas estão sendo tomadas para evitar a disseminação da doença, assim como aconteceu em outros países. Muitas pessoas ainda possuem dúvidas, confira então algumas informações do Ministério da Saúde em relação a doença.

Incubação do vírus

Quando a pessoa é infectada ela não apresenta imediatamente os sintomas, esse período é chamado de incubação, que pode ser de 2 a 14 dias.

Período de transmissão

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade ainda é desconhecido em relação ao coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

Como é feita a transmissão

Como se trata de uma doença recente, ainda estão sendo realizadas investigações em relação a transmissão da doença. O que se sabe é que ocorre a disseminação de pessoa para pessoa e a contaminação ocorre por meio de gotículas respiratórias ou por contato.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo, de cerca de 1 metro, com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

Então essa transmissão pode ser realizada por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como por exemplo um aperto de mão, assim como o contato com objetos ou superfícies que estejam contaminadas, onde logo depois a pessoa coloca a mão na boca, no nariz ou nos olhos, por exemplo.

Sintomas

Os sintomas do coronavírus lembra a um resfriado, mas em casos mais graves ele pode causar infecção do trato respiratório inferior, causando até mesmo pneumonia. Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como se prevenir

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Tratamento

Surgindo os sintomas, a pessoa deve procurar um médico que irá dar o diagnóstico. Segundo o Ministério da Saúde, ainda não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. A principal indicação é de repouso e consumo de bastante água.

Também podem ser tomados alguns medicamentos para aliviar sintomas. No caso da pessoa estar sentido dor e febre, ela pode tomar algum antitérmico e analgésico. O uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente pode auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

Como é feito o diagnóstico

É realizada a coleta de materiais respiratórios para duas amostras que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Grupo de risco

As pessoas que estão no grupo de risco idosos e as pessoas que possuem doenças crônicas como diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas no coração, asmáticos, doentes renais e fumantes. Os que estão no grupo de risco são os que têm maior chance de ter complicações se forem infectados pelo novo coronavírus.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington pede que fake news sobre coronavírus sejam investigadas

Ministério da Economia anuncia R$ 147,3 bilhões em plano anticoronavírus

Coronavírus: confira as medidas que estão sendo tomadas no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.