Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Decretada prisão preventiva de acusado de matar mototaxista em Nazária

A decisão é do juiz Jorge Cley Martins Vieira, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina e foi dada nesta quarta-feira (25).

O juiz Jorge Cley Martins Vieira, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, decretou nesta quarta-feira (25), a prisão preventiva de José Henry de Sousa, acusado de assassinar o mototaxista José Hilton Pereira Costa, 51 anos, encontrado em um matagal no povoado Campestre, zona rural do município de Nazária, distante 34 km de Teresina. Junto com o suspeito, um adolescente foi apreendido.

Nos autos, o magistrado considerou que o crime realizado pelo acusado demonstra ameaça à ordem pública e gravidade concreta devido ao fato de render a vítima e ter desferido pauladas na cabeça do mototaxista.

  • Foto: DivulgaçãoAcusado de assassinar mototaxistaAcusado de assassinar mototaxista

“Configurando uma ameaça real à ordem pública e demonstrando uma gravidade concreta que constata uma periculosidade do autuado, visto que, este em concurso de pessoa com um adolescente, mediante utilização de arma de fogo rendeu a vítima, levando-a para um matagal, desferiu golpes na cabeça desta com um pedaço de madeira. Destarte, é plausível que solto o acusado traga intranquilidade ao meio social, bem como venha a praticar outros crimes, sendo, portanto, a prisão preventiva medida que se impõe visando o resguardo da ordem e paz pública”, ressaltou.

Prisão

De acordo com o chefe de Investigação da Delegacia de Polícia Civil de Názaria, Genivaldo Cortez, a polícia apontou que a vítima foi morta a pauladas depois de reagir a um assalto realizado pelos acusados, que foram capturados após ser identificada uma arma de fabricação caseira.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Genivaldo CortezGenivaldo Cortez

“A investigação começou pelas armas, um deles já tem prisões pelo crime com armas, então eles mesmo fabricam. Eles ficam nas estradas esperando o pessoal passar e cometer o assalto e com a investigação encontramos eles e um confessou tudo. Eles deram detalhes de tudo, falando como foi, quem atingiu a vítima, como realizaram. O motivo foi por causa de R$ 70, foram roubar, a vítima reagiu e mataram ele a pauladas, iam levar a moto, só que não deu”, informou.

De acordo com o investigador Lourival Neto, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os policiais encontraram uma bolsa com a arma de fabricação caseira e roupas da vítima. “Dentro da bolsa de um dos acusados foi apreendida uma arma de fabricação caseira e com isso chegamos à dupla e os levamos para mostrar todo o percurso feito, eles levaram a vítima 500 metros distante da estrada, na bolsa também encontramos a roupa da vítima e uma faca”, destacou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Lourival Neto, do DHPPLourival Neto, do DHPP

Entenda o caso

O corpo do mototaxista José Hilton Pereira Costa, de 51 anos, foi encontrado em avançado estado de decomposição na manhã desse domingo (22) no povoado Campestre, na zona rural do município de Nazária, distante 35km de Teresina.

“Quando chegamos na estrada carroçal avistamos dois elementos em uma moto amarela, bloqueamos a estrada, mas eles desceram a pista, subiram novamente e não caíram da moto. Nós perseguimos eles, efetuamos um disparo e eles caíram da moto e entraram no matagal. Continuamos as buscas no matagal, mas não conseguimos lograr êxito”, explicou o cabo Francisco Alves, do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Nazária.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Cabo Francisco AlvesCabo Francisco Alves

Os policiais recuperaram a moto e encontraram um documento em nome de José Hilton Pereira Costa, mas até então não sabiam que o mototaxista estava desaparecido e encaminharam a motocicleta para a sede do GPM de Nazária.

José Hilton havia saído de casa, em Teresina, na sexta-feira (20), para doar roupas. Parte do material foi recuperado, juntamente com objetos dos suspeitos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia prende acusado de matar mototaxista de 51 anos em Nazária

Corpo do mototaxista é encontrado na zona rural de Nazária

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.