Fechar
GP1

Política

Deputados discutem com conselheiros do TCE empréstimo ao Piauí

"Viemos mostrar através dessa visita que o governo está muito tranquilo enquanto a isso”, explicou Evaldo Gomes.

Lucas Dias/GP1 1 / 10 Encontro entre deputados estaduais e conselheiros do TCE Encontro entre deputados estaduais e conselheiros do TCE
Lucas Dias/GP1 2 / 10 Kennedy Barros e o deputado Wilson Brandão Kennedy Barros e o deputado Wilson Brandão
Lucas Dias/GP1 3 / 10 Júlio Arcoverde, Olavo Rebêlo e Liziê Coelho Júlio Arcoverde, Olavo Rebêlo e Liziê Coelho
Lucas Dias/GP1 4 / 10 Conselheiro Jaylson Campelo Conselheiro Jaylson Campelo
Lucas Dias/GP1 5 / 10 Deputados se reúnem com conselheiros do TCE Deputados se reúnem com conselheiros do TCE
Lucas Dias/GP1 6 / 10 Fábio Novo e João Mádison Fábio Novo e João Mádison
Lucas Dias/GP1 7 / 10 Fábio Novo Fábio Novo
Lucas Dias/GP1 8 / 10 Júlio Arcoverde Júlio Arcoverde
Lucas Dias/GP1 9 / 10 João Madison  João Madison
Lucas Dias/GP1 10 / 10 Olavo Rebelo Olavo Rebelo

Na manhã desta quinta-feira (10) uma comissão de deputados da base do governo se reuniu com os conselheiros Olavo Rebêlo, Kennedy Barros e Jaylson Campelo no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para tratar sobre questões relacionadas ao empréstimo firmado entre o Governo do Piauí e a Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$ 600 milhões, mas que apenas a primeira parcela, de R$ 307 milhões foi liberada.

Participaram do encontro os deputados Francisco Limma (PT), Flora Izabel (PT), Fábio Novo (PT), Júlio Arcoverde (PP), Firmino Paulo (PP), Liziê Coelho (MDB), Fernando Monteiro (PRTB), Hélio Isaías (PP), Xavier Neto (PR), Wilson Brandão (PP), Janainna Marques (PTB), João Mádison (MDB), Zé Santana (MDB), Flávio Júnior (PDT), Georgiano Neto (PSD) e Evaldo Gomes (PTC).

“Estamos aqui para focar nessa postura de todos em defesa do Piauí, onde achamos que é uma coisa extremamente importante e reconhecemos a contribuição do tribunal, com esse olhar mais técnico, inclusive para nos orientar. Queremos fazer essa conversa informal, até para saber como a gente pode proceder”, disse Francisco Limma, líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí.

Um dos principais pontos questionados pela oposição sobre o empréstimo é que os recursos não estariam sendo aplicados em obras, como afirma o governo. Para esclarecer a situação o conselheiro Kennedy Barros, que é o relator do caso, determinou a realização de uma auditoria nessas obras referentes a primeira parcela liberada e decidiu não conceder medida cautelar para suspender a liberação da segunda parcela dos recursos, até que os fatos sejam devidamente esclarecidos.

Evaldo Gomes, vice-líder do governo na Alepi, afirmou que a decisão do conselheiro foi sensata e destacou que por ser um ano de eleição, a oposição está aproveitando a situação para atacar a gestão de Wellington Dias (PT). “A gente veio aqui reafirmar essa decisão do Kennedy Barros, que de forma bem sensata e lúcida, foi contra o bloqueio desses recursos que todo mundo conhece que a finalidade é de levar obras para o Piauí. Infelizmente pelo fato desse processo eleitoral a oposição tem batido muito, fazendo ataques ao governo, e viemos mostrar através dessa visita que o governo está muito tranquilo enquanto a isso”, explicou.

Na quarta-feira (9), o Tribunal de Contas da União (TCU) acolheu parcialmente um recurso do Estado do Piauí contra a decisão cautelar proferida na representação feita pelo deputado federal Rodrigo Martins que determinou que a Caixa Econômica Federal não liberasse novas parcelas dos empréstimos n° 0482405-71 e 0477608-24, até que fossem sanadas as irregularidades apontadas, notadamente no suposto desvio de finalidade. Com esse recurso, não há impedimento por parte do TCU para a liberação dos recursos.

Para Evaldo Gomes a decisão mostra que não há irregularidades na aplicação desses recursos. “Agora o Tribunal de Contas da União tomou uma decisão bastante parecida com o conselheiro Kennedy, então estamos bastante felizes. Essa novela deve estar bem próxima do fim. Estamos confiantes e essa decisão do Tribunal de Contas nos dá ainda mais tranquilidade de que o governador está no caminho certo e que não fez nada errado no que diz respeito ao primeiro empréstimo”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.