Fechar
GP1

Economia e Negócios

Desemprego no Brasil sobe para 12,2% no 1º trimestre, aponta IBGE

Em fevereiro taxa era de 11,6%, segundo o IBGE; pela primeira vez, levantamento foi feito por telefone.

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 12,2% no trimestre encerrado em março, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, calculada em 12,4%. O intervalo ia de 11,9% e 12,9%.

Em igual período de 2019, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 12,7% e em 11,6% no trimestre até fevereiro de 2020.

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.398 no trimestre encerrado em março, com alta de 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 216,290 bilhões no trimestre até março, alta de 1,5% ante igual período do ano anterior.

No primeiro trimestre de 2020, faltou trabalho para 27,620 milhões de pessoas no País, segundo a Pnad Contínua.

Pesquisa por telefone

Por causa das medidas de isolamento social, adotadas para evitar a propagação do coronavírus, pela primeira vez, o IBGE fez o levantamento da Pnad Contínua por telefone. A coleta da pesquisa é tradicionalmente realizada presencialmente nos domicílios selecionados.

Cerca de 2 mil entrevistadores estão trabalhando de casa, telefonando para os domicílios selecionados que fazem parte da amostra da pesquisa. Aproximadamente 70 mil domicílios por mês fazem parte da amostra pesquisa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.