Fechar
GP1

Brasil

Detentos ateiam fogo e fogem de penitenciária em Bauru

Presos colocaram fogo no prédio do CPP3.

  • Foto: DivulgaçãoRebelião na penitenciária de BanguRebelião na penitenciária de Bangu

Detentos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP3) de Bauru, em São Paulo, deram início a uma rebelião na manhã desta terça-feira (24). Segundo informações do G1, os presos colocaram fogo no prédio de dois pavilhões e conseguiram fugir.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas e o helicóptero Águia sobrevoa a cidade para localizar os fugitivos. A Secretaria de Administração Penitenciária ainda não confirmou o número de detentos que conseguiram fugir da unidade. As chamas foram controladas e os presos foram reunidos no pátio para o procedimento de contagem.

Segundo o capitão da Polícia Militar, Juliano Loureiro, a situação já foi controlada. “Os presos estão contidos e está sendo feito a contagem. Até o momento não sabemos quantos fugiram, mas a Polícia Militar já conseguiu recapturar 79 fugitivos. Há possibilidade de presos mais na área rural, porque na cidade já conteve bastante a fuga. Mas não há risco de mais nada.”

O CPP 3 "Prof. Noé Azevedo", antigo IPA (Instituto Penal Agrícola), funciona em regime semiaberto e tem capacidade para 1124 pessoas, mas abriga atualmente 1427 presos.

Confira a nota enviada pela SAP:

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que hoje, 24, pela manhã, durante revista de rotina, reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) III  "Prof. Noé Azevedo" de Bauru causaram tumulto no alojamento da unidade. O incidente iniciou-se após um Agente de Segurança Penitenciária ter cumprido o seu dever profissional, ou seja, surpreendeu um preso se comunicando através de celular.

A situação já está controlada e o  Grupo de Intervenção Rápida, formado por agentes de segurança penitenciária, está junto com a PM realizando a contagem dos presos, pois alguns deles aproveitaram-se da confusão para evadir-se do presídio. Não houve reféns. Parte dos evadidos já foi recapturada e será levada ao Centro de Detenção Provisória de Bauru.

Ressalvamos que as unidades de regime semiaberto, conforme determina a legislação brasileira, não dispõem de muralhas nem segurança armada, sendo cercada por alambrados. A permanência do preso nesse regime se dá mais pelo sendo de autordisciplina do preso do que a mecanismos de contenção. O CPP III é o antigo Instituto Penal Agrícola de Bauru e está localizado numa área, do tipo fazenda, de 240 alqueires. Na última saída tempor ária, que ocorreu no final de 2016 e início de 2017, 1122 presos foram beneficiados e 1074 retornaram. Hoje, 208 presos trabalham fora da unidade, exercendo atividades externas, outros 65 em empresas dentro da unidade e  358 trabalham em atividades de manutenção do próprio presídio.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.