Fechar
GP1

Mundo

Dois jornalistas brasileiros são presos na Venezuela

Equipe investigava denúncia de corrupção envolvendo a construtora Odebrecht.

Dois jornalistas brasileiros da Rede Record foram detidos neste sábado (11), ao meio dia, pelo Serviço Boliviano de Inteligência Nacional, na Venezuela. Eles estavam fazendo uma reportagem sobre denúncias de corrupção sobre a construtora Odebrecht.

De acordo com informações do Estadão, Leandro Stoliar e Gilzon Souza de Oliveira, estavam investigando informações sobre uma obra da construtora brasileira no estado de Zulia, polo petrolífero do país, quando foram levados pelas forças de segurança, conforme denunciou a ONG Transparência Venezuela.

Além dos brasileiros, dois coordenadores e ativistas da entidade que acompanhavam a equipe também foram detidos. Em comunicado, a ONG afirmou que "exige a liberação imediata dos ativistas e jornalistas detidos" e que rechaça a detenção arbitrária. Eles foram soltos após quase 10 horas.

  • Foto: UolEmpreiteira OdebrechtEmpreiteira Odebrecht

A equipe de jornalismo investigava as instalações da segunda ponte sobre o lago de Maracaibo. Anunciada ainda em 2005, durante a gestão de Hugo Chávez, a obra teria cerca de 11 quilômetros de extensão, mas exigiria também modificações em outros 42 km de vias locais. Todo o serviço deveria já estar pronto em 2010, mas a previsão mais recente para o fim das obras agora é apenas em 2018.

A Odebrecht é uma das maiores empresas de construção que atua na Venezuela. A agência Bloomberg estima que a empreiteira brasileira tenha assinado cerca de US$ 25 bilhões em contratos para realizar mais de 30 obras no país caribenho. No acordo de leniência assinado entre a Odebrecht e o Departamento de Justiça americano, que se tornou público no fim do ano passado, a construtora confessou ter pago aproximadamente US$ 98 milhões em suborno para funcionários do governo local e intermediários para obter e manter contratos de obras públicas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.